one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Malala ganha prêmio de direitos humanos no Parlamento Europeu

Imagem:

Compartilhar:

Malala ganha prêmio de direitos humanos no Parlamento Europeu

Criado em 20/11/13 19h42 e atualizado em 21/11/13 00h14
Por Agência Lusa

Estrasburgo, França - A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que hoje recebeu o prêmio Sakharov das mãos do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, prometeu continuar a defender a educação das crianças e os direitos básicos da população.

Malala, que dedicou o prémio aos "heróis anônimos do Paquistão e a todas as pessoas que lutam pelos seus direitos básicos", salientou que há muitas crianças no mundo que, sem acesso a comida nem a água continuam a ter "fome de educação" e apelou a uma mudança de ideologia".Estas crianças "não querem iphones, nem Xbox, nem Playstations, só querem um livro e uma caneta", afirmou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Veja mais notícias no Portal EBC

A jovem paquistanesa de 16 anos sublinhou que "este prêmio de prestígio" a encoraja a continuar a desenvolver a sua luta e acrescentou que "há esperança" para as vítimas da violência, do abuso sexual, do terrorismo, enquanto as crianças tiverem pessoas que falem por elas e tomem uma ação.

Martin Schulz elogiou a "garota que quer ser lembrada pela sua luta pela educação e não por ter sido baleada pelos talibãs" e considerou que Malala é já "um símbolo global da resistência contra o fanatismo e a favor dos direitos das crianças".

Malala Yousafzai contestou o encerramento das escolas para meninas pelos talibãs e começou um blog sob o pseudônimo Gul Makai, tornando-se muito popular. Quando a sua identidade foi revelada, foi alvo de ameaças que culminaram, em outubro de 2012, numa tentativa de homicídio, quando Malala foi atingida por atiradores talibãs quando voltava para casa em um ônibus escolar.

O Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, atribuído desde 1988, tem um valor de 50 mil euros (cerca de 150 mil reais) e tem como objetivo premiar os defensores dos direitos humanos e dos valores democráticos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário