one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os portos estão fechados e só no centro das Filipinas, a companhia Cebu Pacific já cancelou 122 voos nacionais e internacionais.

Imagem:

Compartilhar:

Tufão nas Filipnas: ONU estima que Haiyan tenha feito mais de 10 mil mortos e 660 mil desalojados

Criado em 11/11/13 19h56 e atualizado em 11/11/13 21h11
Por Agência Lusa

A Organização das Nações Unidas (ONU) estimou hoje que mais de 10 mil pessoas terão morrido nas Filipinas na sequência da passagem do violento tufão “Haiyan", advertindo que o mundo deve “esperar pelo pior” em relação ao número final de vítimas.

John Ging, diretor de operações do gabinete de coordenação dos assuntos humanitários da ONU, avaliou que 660 mil pessoas foram obrigadas a sair de casa por causa das violentas condições meteorológicas. Ele também adiantou que a ONU fará apelo para angariar ajuda internacional significativa para as vítimas.

Veja também no Portal EBC:

ONU: Tufão Haiyan obriga países a refletirem sobre o clima

Tufão nas Filipinas: socorristas têm dificuldades na busca por sobreviventes

Tufão Haiyan pode ter provocado mais de 10 mil mortos só na província de Leyte

O tufão "Haiyan" devastou a zona central do arquipélago das Filipinas na sexta-feira, com ventos de mais de 250 quilômetros por hora e ondas de mais de cinco metros de altura.

Cerca de 4,5 milhões de pessoas foram afetadas na zona central das Filipinas, de acordo com o governo.

O tufão dirigiu-se depois para o Vietnam, embora com menos força, onde já teria causado pelo menos cinco mortos. Na ilha de Taiwan foram registradas oito mortes causadas pelo “Haiyan”, que entrou esta segunda-feira na China.

Segundo os serviços de meteorologia, uma nova tempestade tropical deverá atingir as Filipinas no final desta semana.

Vários governos e agências internacionais de ajuda já prometeram enviar auxílio, especialmente em termos de transporte aéreo e equipamento, como foi o caso dos Estados Unidos e da Austrália.

O Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono) enviou cerca de 90 ‘marines’ (fuzileiros) e oficiais da Marinha, que estavam destacados no Japão, bem como dois aviões de transporte C-130 Hércules.

A ajuda norte-americana inclui ainda equipamentos de comunicação e de logística para apoiar as forças armadas filipinas nas operações de resgate.

Hoje, os fuzileiros norte-americanos anunciaram que vão enviar mais 90 oficiais para prestar assistência às equipes de ajuda humanitária.

As autoridades australianas contribuíram, por sua vez, com uma verba de cerca de 9,38 milhões de dólares. A ajuda australiana inclui o fornecimento de lonas, colchões, redes de proteção contra mosquitos, depósitos de água potável e ‘kits’ de saúde e de higiene.

O governo australiano anunciou ainda que uma equipe de médicos irá partir na próxima quarta-feira para o arquipélago, juntando-se aos especialistas na gestão de catástrofes que já estão no terreno.

No continente europeu, a Comissão Europeia ativou hoje o mecanismo europeu de proteção civil (MEPC), respondendo desta forma ao pedido de ajuda internacional das autoridades filipinas.

O executivo comunitário afirmou que irá disponibilizar cerca de três milhões de euros, verba que será canalizada para as operações de assistência humanitária.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário