one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O papa celebrou a Missa de Envio no encerramento da Jornada e anunciou que a próxima edição será em Cracóvia, na Polônia

Imagem:

Compartilhar:

Papa diz que Igreja não mudará posição contra o aborto

Criado em 26/11/13 13h07 e atualizado em 26/11/13 13h30
Por Agência Brasil* Edição:Davi Oliveira

Papa Franscisco
Para o pontífice, a rejeição ao aborto supõe a convicção de que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento (JMJ 2013/Creative Commons)

Brasília - O papa Francisco disse hoje (26) que não se deve esperar que a Igreja Católica mude de posição sobre o aborto e reforçou a defesa da vida que está por nascer. Segundo ele, essa questão não está sujeita a reformas ou modernizações. Também defendeu a igualdade de direitos entre homens e mulheres, mas posicionou-se pelo sacerdócio exclusivamente masculino.

Leia também no Portal EBC: 

Rússia pede adiamento de acordo entre Ucrânia e UE

ONU vai decretar Dia contra a Impunidade de Crimes contra Jornalistas

"Não é progressista pretender resolver os problemas eliminando uma vida humana", explicou o pontífice na exortação apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho, em português), a primeira após os trabalhos do Sínodo dos Bispos em outubro de 2012, dedicado à Nova Evangelização para a Transmissão da Fé.

O papa reconheceu, no entanto, que "pouco tem sido feito para acompanhar as mulheres que se encontram em situações muito duras, em que o aborto se apresenta como uma rápida solução para as suas profundas angústias, particularmente quando a vida que cresce dentro delas surgiu como fruto de uma violação ou em um contexto de extrema pobreza".

"A Igreja quer cuidar com predileção das crianças por nascer, que são as mais indefesas e inocentes de todos, a quem hoje se quer negar a sua dignidade humana para fazer com elas o que se queira, tirando-lhes a vida e promovendo legislações para que ninguém o possa impedir", disse o papa Francisco.

Para o pontífice, a rejeição ao aborto supõe a convicção de que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento. No documento, o papa defendeu também a presença mais incisiva das mulheres na Igreja Católica, mas descartou a possibilidade do acesso feminino ao sacerdócio.

Para ele, as reivindicações de igualdade de direitos das mulheres em relação aos homens são legítimas e impõem à Igreja "profundas interrogações que a desafiam e que não se podem iludir". Ainda assim, de acordo com ele, não se pode mudar a premissa de que o sacerdócio é reservado aos homens.

Na exortação, o papa abordou ainda a família e se posicionou contrariamente ao "individualismo pós-moderno e globalizado, que favorece um estilo de vida que desnaturaliza os vínculos familiares". No documento, Francisco também mencionou os jovens e pediu que eles sejam ouvidos.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário