one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon

Imagem:

Compartilhar:

Reforço militar na Guiné-Bissau está na agenda da ONU

Criado em 26/11/13 08h22 e atualizado em 26/11/13 08h40
Por Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto

Ban Ki-moon
Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está garantido o financiamento do recenseamento e das eleições (The Official CTBTO Photostream / Creative Commons)

Nova Iorque - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, quer que o Conselho de Segurança considere a possibilidade de reforçar a Ecomib, contingente militar que atua na Guiné-Bissau para impedir o aumento de casos de violência. O pedido é feito no mais recente relatório sobre a situação do país, que será apresentado hoje (26) ao Conselho de Segurança, em Nova York, por José Ramos-Horta, representante especial do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau.

"Peço ao Conselho de Segurança que considere dar suporte a uma Ecomib reforçada, de modo a garantir segurança para o processo eleitoral e a dar assistência às autoridades que vierem a ser eleitas", lembra Ban Ki-moon nas observações finais.

Leia também no Portal EBC: 

Honduras: tribunal declara “irreversível” vitória de Hernandez

Israel envia conselheiro aos EUA para tratar de acordo com o Irã

O pedido é feito no momento em que as eleições gerais foram marcadas para 16 de março de 2014 e em que, de acordo com o documento, "a capacidade de segurança nacional é cada vez menor".

"A falta de segurança cria uma atmosfera de medo e intimidação na população e não facilita a criação de um ambiente que conduza a eleições pacíficas e com credibilidade", destaca o relatório, para justificar o pedido de reforço. O documento é também dirigido à Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), no âmbito da qual foi criada a Ecomib.

Em relação ao relatório anterior, de agosto, o documento faz um retrato mais sombrio da situação no país, sobretudo por causa do número crescente de casos de violência e intimidação.

Ban Ki-moon condena veementemente a morte de um cidadão nigeriano, o espancamento de um ministro de Estado, os ataques de grupos armados à população de alguns bairros, em que um funcionário da ONU foi ferido, e o apedrejamento da Embaixada da Nigéria. No relatório, pede ao governo de transição que garanta a realização de investigações com credibilidade sobre esses incidentes.

O secretário-geral da ONU manifesta preocupação com o fato de as autoridades de transição não terem feito "progressos efetivos" para a realização das eleições, que estavam marcadas para 24 de novembro, mas foram adiadas para 16 de março.

Segundo Ban Ki-moon, está garantido o financiamento do recenseamento e das eleições. "O ônus recai agora sobre o governo de transição para que sejam dados os passos necessários à realização das eleições na data marcada", sublinha.

Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário