one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ucrânia adia adesão à União Europeia e população vai às ruas

Imagem:

Compartilhar:

Rússia pede adiamento de acordo entre Ucrânia e UE

Criado em 26/11/13 13h07 e atualizado em 26/11/13 13h24
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Brasília - A Rússia pediu à Ucrânia para adiar a assinatura do acordo de associação à União Europeia (UE), primeiro passo para uma futura adesão ao bloco, informou hoje (26) o primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov. Segundo ele, a UE e o Fundo Monetário Internacional (FMI) não deram ao país a ajuda necessária. Por isso, o governo se viu forçado a resolver as diferenças com a Rússia para poder enfrentar a situação econômica.

“Não recebemos o apoio necessário da UE no momento em que era importante. [O bloco] não deu ajuda, apenas declarações. A Rússia sugeriu adiar a assinatura e iniciar negociações”, disse Azarov em entrevista a jornalistas estrangeiros.

Por outro lado, segundo Azarov, o FMI apresentou “condições inaceitáveis” para conceder um empréstimo ao país. "Se não tivéssemos resolvido o nosso conflito com a Rússia, teríamos de enfrentar uma catástrofe econômica", informou.L

Leia também outras notícias em Internacional

À pergunta se Moscou prometeu a Kiev contrapartidas comerciais pela não assinatura do acordo, Azarov respondeu que não. De acordo com ele, também não houve nenhum acordo preciso sobre a revisão dos preços do gás russo vendido à Ucrânia.

A Ucrânia anunciou na quinta-feira da semana passada (21) que decidiu suspender a preparação do acordo de associação à UE, cuja assinatura estava prevista para a cúpula europeia, que começou sexta-feira (22) em Vilnius, na Lituânia.

A decisão levou a oposição a pedir a impugnação do presidente, Viktor Ianukovitc. Milhares de pessoas participaram de manifestações a favor de uma aproximação à UE e contra a reaproximação à Rússia.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário