one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Uma pessoa morreu e 125 mil estão desabrigadas no centro do arquipélago das Filipinas após a passagem do Tufão Haiyan, que assola o país com ventos médios de 235 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de 275 km/h.

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como ajudar vítimas de tufão nas Filipinas

Criado em 09/11/13 18h00 e atualizado em 11/11/13 13h41
Por Portal EBC

Tufão Hayden deixou rastro de destruição
Tufão chamado localmente de Yolanda deixou rastro de destruição (PMA/ONU)

Brasília -- A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de seu Programa Mundial de Alimentos (PMA), promove uma campanha para arrecadar doações em todo o mundo para levar alimentos para as vítimas do tufão Haiyan, nas Filipinas. Pessoas de qualquer parte do planeta podem contribuir em 20 diferentes moedas, como dólar, euro, yen e pesos filipinos, cobrados em cartão de crédito ou débito. O real não está disponível diretamente.

Confira dez formas de ajudar as vítimas do tufão nas Filipinas

O PMA planeja adquirir 2 mil toneladas de arroz e 40 toneladas de biscoitos vitaminados para até 2,5 milhões de pessoas que necessitam auxílio alimentar imediato. A partir deste domingo (10), o PMA e o governo do país iniciam uma avaliação com mais precisão da demanda.

Na sexta-feira (8), um supertufão atingiu o arquipélago, com ventos médios de 235 km/h, mas rajadas de 315 km/h foram verificadas em alguns pontos. Embora o governo local confirme, por ora, pelo menos 100 mortes, a Cruz Vermelha eleva a mais de mil a projeção em Tacloban e 200 na província de Samar. Os 1.200 confeririam à tragédia o grau de a mais grave da história do país.

Para doar, é necessário acessar o site específico do PMA (WFP, na sigla em inglês) e escolher a quantia a ser doada. São aceitos quatro tipos de cartões, entre opções de crédito e de débito. O sistema de pagamento internacional PayPal também pode ser usado. 

Acesse: wfp.org/typhoon

O site do programa da ONU está em inglês. Os valores podem ser transferidos 20 tipos de moeda, incluindo euro, dólar, yen, peso filipino etc. Há a opção de doação única ou mensal.

Gravidade

"A última vez que vi algo desta escala foi no rescaldo do tsunami do Oceano Índico", afirmou o chefe da UNDAC, Sebastian Rhodes Stampa, segundo informe publicado pela ONU. A referência foi ao terremoto seguido de maremoto na costa do subcontinente asiático, em janeiro de 2005. “É uma destruição em grande escala. Há carros jogados por todos os lados e as ruas estão cheia de destroços.”

Haiyan, ou Yolanda – como é chamado nas Filipinas – é considerada uma das tempestades mais fortes da série histórica de registros, atingindo a categoria máxima de 5 em uma escala de medição de furações. Embora o fenômeno siga em direção ao Vietnã, acredita-se que tenha perdido força.

O governo das Filipinas realizou evacuações preventivas em áreas percorridas pelos ventos. Até 12 milhões de pessoas vivem na região afetada, de acordo com dados da Organização Internacional para Migrações (OIM). As áreas recuperavam-se de um terremoto de 7.3 na escala Richter que aconteceu em outubro.

Confira também:

Mortos em tufão nas Filipinas chegam a 1.200, segundo Cruz Vermelha

Comissão Europeia oferece ajuda de urgência a Filipinas após tufão

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário