one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Oficial da marinha americana distribui galões de água potável para os filipinos

Imagem:

Compartilhar:

Transparência: Filipinas lança site sobre utilização de donativos após passagem do tufão Haiyan

Criado em 18/11/13 16h05 e atualizado em 02/12/13 17h09
Por © Agência Lusa Edição:Fernanda Duarte

Manila, Filipinas – O Governo das Filipinas lançou uma página na internet para informar sobre a utilização dos donativos internacionais, na sequência da devastação causada no país pelo tufão Haiyan, de modo a elevar a transparência dos seus organismos públicos.

O portal, batizado como Foreign and Transparence Hub - FAiTH (Centro de Transparência de Ajuda Internacional, na tradução literal para o português), é a “resposta pioneira à necessidade crescente de transparência e responsabilidade na gestão de donativos humanitários”, afirmou hoje o vice-ministro do Orçamento e Gestão das Filipinas, Richard Moya. “Pediram-nos de forma urgente para supervisionar o movimento dos fundos de ajuda estrangeiros para que sejam canalizados exatamente para onde devem: para os sobreviventes do tufão”, acrescentou o governante.

Leia outras notícias sobre o tufão nas Filipinas no Portal EBC

A maioria dos dados que serão publicados no portal terão como fonte o Ministério de Negócios Estrangeiros e serão referentes à ajuda internacional que chega às agências governamentais filipinas, de acordo com a imprensa local.

“Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, a ajuda internacional não chega ao Governo das Filipinas de fato, mas na forma de compromissos de fundos, que são logo entregues a organizações como a USAID ou a Cruz Vermelha, e nestes casos não podemos supervisioná-los”, disse o vice-ministro.

O lançamento da página na internet  foi feito depois da visita, no domingo, do Presidente das Filipinas, Benigno Aquino, às províncias de Leyte e Samar Oriental, as duas mais afetadas pelo Haiyan, que, com ventos de até 315 quilômetros por hora, foi o tufão mais forte já registrado e o terceiro mais mortífero na história recente do arquipélago.

Segundo o último balanço oficial, o tufão causou 3.976 mortos, 18.175 feridos e 1.598 desaparecidos.

Cerca de 10,3 milhões de pessoas foram afetadas pelo Haiyan, das quais 353.862 estão alojadas em 1.550 centros de abrigo.

* Edição Fernanda Duarte

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário