one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tufão Hayden deixou rastro de destruição em áreas que se recuperavam de terremoto de 7,1 graus na escala Richter, registrado em outubro

Imagem:

Compartilhar:

Tufão nas Filipinas: governo confirma 1,8 mil mortes e teme surtos de doenças

Criado em 13/11/13 09h02 e atualizado em 13/11/13 09h05
Por Portal EBC*

O número de mortes admitido pelo governo das Filipinas após a passagem do tufão Haiyan, localmente chamado de tufão Yolanda, foi elevado a 1.833 nesta quarta-feira (13). Os feridos são 2.623 e 84 estão desaparecidos. O número é inferior às estimativas de instituições internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), que trabalham com estimativas ainda mais trágicas, de até 10 mil mortes.

As informações divulgadas nesta quarta vieram do Conselho para a Gestão e Redução de Desastres das Filipinas, que atualiza os dados diariamente, à medida em que há confirmações e vítimas encontradas. Em entrevista do presidente do país, Benigno Aquino, a estimativa das autoridades locais é de que haja entre os 2.000 e os 2.500 mortos.

O tufão nas Filipinas deixou um rasto devastador na sexta-feira (8) em sua passagem pelo arquipélago. Até 11 milhões de pessoas foram afetadas, segundo a ONU. Foram deslocados 673 mil.

Relatos de agências internacionais de notícias descrevem ação de autoridades e instituições religiosas realizando enterros em massa, em valas comuns, com o objetivo de evitar surtos de doenças e epidemias. Pelo menos 150 corpos não identificados pelas autoridades filipinas foram enterrados em tais condições perto da igreja de Palo, na ilha de Leyte, segundo a agência EFE. Ao cenário de destruição, soma-se o odor de cadáveres espalhados pelas ruas sob os escombros.

O risco de epidemias de doenças como gripe e cólera são motivo de preocupação. Chuvas nos últimos dias em Tacloban e nas povoações vizinhas vem dificultando as buscas por vítimas e a circulação de alimentos e de ajuda.

Com informações da Agência Lusa

 

Confira também:

Tufão nas Filipinas: socorristas têm dificuldades na busca por sobreviventes

Confira nove formas de ajudar as vítimas do tufão nas Filipinas

Tufão Haiyan pode ter provocado mais de 10 mil mortos só na província de Leyte

Vietnã se prepara para chegada de tufão Haiyan e desloca 600 mil pessoas

Comissão Europeia oferece ajuda de urgência a Filipinas após tufão

Mortos em tufão nas Filipinas chegam a 1.200, segundo Cruz Vermelha

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário