one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nelson Mandela completa 94 anos hoje

Imagem:

Compartilhar:

"África está desolada", diz presidenta da Comissão da União Africana

Criado em 06/12/13 09h51 e atualizado em 06/12/13 10h13
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

Brasília – A presidenta da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, disse hoje (6) que a África está desolada com a morte do líder Nelson Mandela, um "herói panafricano". Em nome da UA e do continente, a sul-africana Dlamini Zuma expressou pesar em comunicado pela morte de Mandela.

Leia mais no Portal EBC: 

Nelson Mandela morre aos 95 anos

Cientista político destaca exemplo de resistência e amor de Nelson Mandela

"O governo e os brasileiros se inclinam diante da memória de Mandela", diz Dilma

"Madiba [nome do clã de Mandela e pelo qual é conhecido carinhosamente na África do Sul] simboliza o espírito do panafricanismo e a solidariedade na luta da humanidade contra o apartheid, a opressão e o colonialismo. A sua morte é uma grande perda para a família, para o nosso continente e para a própria humanidade", disse Dlamini Zuma.

A representante da União Africana lembrou que, em 1963, antes de Mandela ser preso por 27 anos, ele visitou diversos países africanos que apoiaram a luta do líder sul-africano.

"Neste triste momento de dor, os nossos corações e pensamentos estão com a viúva, Graça Machel, a ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela, filhos, netos e bisnetos e os povos da África do Sul e da África. Sentiremos sempre a falta de Tata (pai, no idioma zulu) Madiba Mandela", disse.

De acordo com ela, as bandeiras dos países-membros da UA ficarão a meio mastro pela morte de Mandela e um livro de condolências ficará aberto na sede da organização, na capital da Etiópia, Addis Abeba. A Comissão da UA vai criar um memorial em sua página na Internet para que os africanos possam enviar mensagens e condolências.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, em uma transmissão televisiva. Líder da luta contra o apartheid, Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul entre 1994 e 1999.

*Com informações da Agência Lusa   //   Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário