one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paraguai só voltará para Unasul com eleições democráticas e transparentes

Imagem:

Compartilhar:

Após aprovação do Senado, Câmara paraguaia vai avaliar adesão da Venezuela ao Mercosul

Criado em 11/12/13 16h30 e atualizado em 11/12/13 16h53
Por Yara Aquino* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Paraguai – Após o Senado do Paraguai aprovar, em sessão extraordinária na noite de ontem (11), o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, o documento será analisado pela Câmara de Deputados. O congresso paraguaio era o único do bloco que ainda impunha resistência à Venezuela que, no entanto, foi incorporada ao bloco no ano passado, em um processo ocorrido durante período em que o Paraguai estava suspenso do Mercosul.

Dos 40 legisladores presentes, 29 votaram a favor, dez contra e um se absteve. O senador colorado e presidente da Comissão de Legislação, Enrique Bacchetta, assinalou que, inicialmente, não se admitia a inclusão da Venezuela ao Mercosul porque durante o governo de Hugo Chávez as instituições daquele país não eram democráticas.

“Agora a situação é diferente porque nas recentes eleições municipais os opositores tiveram 49%, o que permite visualizar que há um regime democrático”, expressou.

A Venezuela foi incorporada ao Mercosul no ano passado após um processo que levou seis anos porque houve resistência de parlamentares no Paraguai e no Brasil.

O Brasil aprovou a entrada dos venezuelanos ao grupo e, à época da incorporação, os paraguaios estavam suspensos do bloco. No final de agosto do ano passado, quando a Venezuela já fazia parte do Mercosul, o então presidente do Paraguai Federico Franco disse que a decisão tomada, sem a chancela do país, era irregular.

Leia também outras notícias em Internacional

O Paraguai foi suspenso do Mercosul porque os líderes do bloco concluíram que o processo de destituição do poder do então chefe de Estado paraguaio Fernando Lugo não seguiu os preceitos democráticos.

* Com informações da agência de informação pública do Paraguai
 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário