one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A matéria destaca histórias de brasileiros que conseguiram superar as barreiras ao comércio exterior

Imagem:

Compartilhar:

Bate-papo nesta segunda debate o comércio exterior brasileiro

Criado em 09/12/13 10h12 e atualizado em 09/12/13 10h22
Por Do Portal da Indústria

Exportações
Conversa tem participação de líderes empresariais, um representante do governo e é mediado por jornalista especializada no tema (Foto: minplanpac /Creative Commons)

Na esteira da reunião da Organização Mudial do Comércio (OMC) em Bali, na Indonésia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza, na segunda-feira (9), às 10h, o debate virtual Rumos da Indústria. Em sua quinta edição, o hangout terá participação da vice-presidente de Assuntos Governamentais da General Electric (GE) na América Latina, Adriana Machado; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos; e do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi. Assista abaixo:


Com duração de uma hora, a discussão, que será mediada pela jornalista da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello, abordará os principais desafios da internacionalização das empresas brasileiras e a importância das cadeias globais  de valor. Em sua série de hangouts, a CNI já reuniu grandes empresários como Jose Varela, presidente da 3M no Brasil; Adauto Duarte, diretor de Relações Industriais da Fiat Chrysler para América Latina; e João Fernando Gomes de Oliveira, presidente da Embrapii.

O tema escolhido é um dos destaques do 8º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília. O evento reunirá mais de 1.500 líderes empresariais para discutir os desafios que o Brasil precisa vencer para aumentar sua participação na economia global.

Os internautas poderão interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais. Basta utilizar a hashtag #RumosdaIndústria ou deixar mensagens nos perfis da CNI no Twitter, Facebook, Google+ ou YouTube.

O bate-papo será realizado via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Além de assistir e interagir, os internautas também poderão transmitir as imagens em seus sites ou blogs (o código do player será publicado minutos antes).

Quem é quem
Carlos AbijaodiCarlos Eduardo Abijaodi é diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI. Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, é especialista em engenharia econômica pelo Instituto de Engenharia Econômica e Administração (INEA). Antes de ingressar na CNI, foi superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e gerente do Centro Internacional de Negócios. Foi diretor internacional da Construtora Andrade Gutierrez para a África e Oriente Médio.

Adriana MachadoAdriana Machado  é vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas da General Electric, na América Latina. Foi eleita pela revista Forbes Brasil como a 4ª mulher de negócios mais poderosa do país. Formada em Ciência Política pela Universidade de Brasília, trabalhou como consultora na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, e como conselheira política para os Estados Unidos da América, na Embaixada Americana em Brasília. Em 2011, se tornou a primeira mulher na história da GE a representar os negócios da empresa no Brasil e, em 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de assuntos governamentais.

Mauro BorgesMauro Borges Lemos é presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e secretário-executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Doutor em Economia pela Universidade de Londres, com pós-doutorado na Universidade de Illinois e na Universidade de Paris. Foi secretário-executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e é presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Atuou como pesquisador e consultor em entidades como a Capes e o CNPq.

Patrícia Campos MelloPatrícia Campos Mello é repórter especial da Folha de S.Paulo e colunista da Folha.com. Especializada em economia e política internacional, cobriu a cúpula dos BRICS na África do Sul e as eleições nos Estados Unidos em 2012. Antes, foi correspondente do jornal Estado de S. Paulo em Washington durante quatro anos.  Cobriu  a guerra do Afeganistão com as tropas americanas - ela passou um mês no front com os soldados, em 2009. Cobriu várias cúpulas do G20 e os atentados de 11 de setembro em Nova York.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário