one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mais de 130 pessoas morrem em confrontos na República Centro-Africana

Criado em 06/12/13 08h45 e atualizado em 06/12/13 09h00
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Bangui - Mais de 130 pessoas morreram nos confrontos entre milícias e forças de segurança registrados nessa quinta-feira (5) em Bangui, capital da República Centro-Africana, informou hoje (6) a Cruz Vermelha. "Registramos mais de 130 mortos até a noite passada, mas não visitamos todas as zonas de combate. Neste momento, não podemos 'fechar' a lista" de mortos, disseram fontes da organização.

Leia também no Portal EBC: 

Cientista político comenta importância de Mandela na história mundial

Saiba quem foi Nelson Mandela

O número supera o divulgado nessa quinta-feira pela organização Médicos Sem Fronteiras, cujo balanço apontava para pelo menos 50 mortos e cerca de 100 feridos, enquanto as autoridades estimaram o número de mortos em mais de uma centena. A capital da República Centro-Africana amanheceu hoje com alguns incidentes violentos em distritos localizados ao sul, tendo sido registrados confrontos durante a noite em outros lugares da cidade.

No norte, oeste e sul de Bangui, testemunhas asseguraram que membros do grupo rebelde Séléka - cujo líder, Michel Djotodia, exerce como presidente a transição da República Centro-Africana - têm cometido abusos nessas áreas. O Ministério de Segurança Pública anunciou, entretanto, o fehamento das fronteiras com a República Democrática do Congo, a partir de hoje.

A situação continua complicada na capital, apesar de o presidente francês, François Hollande, ter anunciado, esta noite, o início "imediato" da ação militar, depois de aprovada resolução pelo Conselho de Segurança da ONU que autoriza Paris a utilizar a força na República Centro-Africana.

O chefe de Estado informou que a França já conta com 650 militares na região, contingente que espera duplicar "nos próximos dias, para não dizer nas próximas horas", com um único fim: "salvar vidas". As declarações de Hollande foram feitas horas depois de o Conselho de Segurança da ONU ter autorizado a intervenção de forças francesas na República Centro-Africana, em apoio a uma força pan-africana, para restaurar a segurança na antiga colônia francesa.

A resolução, aprovada por unanimidade, autoriza os soldados franceses a "tomar todas as medidas necessárias para apoiar a Misca (força africana na República Centro-Africana) no cumprimento do seu mandato". A Misca poderá agir "por um período de 12 meses" e tem por missão "proteger os civis, restabelecer a ordem e a segurança, estabilizar o país" e facilitar a distribuição de ajuda humanitária na República Centro-Africana.

O país, de 4,5 milhões de habitantes, vive situação de caos desde o golpe de Estado de março, dado pela coligação rebelde Séléka, com origem na minoria muçulmana, que afastou o presidente François Bozizé. A resolução prevê a eventual transformação da Misca em uma força de paz da ONU, a qual terá de ser aprovada pelo Conselho de Segurança, devendo o secretário-geral das Nações Unidas preparar um relatório sobre a questão nos próximos três meses.

O documento aprovado prevê ainda a criação de uma comissão de inquérito sobre os direitos humanos e o embargo de um ano às armas para o país.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário