one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ONU responsabilizou o presidente sírio, Bashar Al Assad por crimes de guerra e contra a humanidade.

Imagem:

Compartilhar:

Presidente sírio cometeu crimes de guerra e contra a humanidade, conclui ONU

Criado em 02/12/13 15h49 e atualizado em 02/12/13 16h14
Por Agência Brasil* Edição:Juliana Andrade

Brasília - A alta comissária das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse hoje (2), pela primeira vez, que várias provas reunidas indicam a responsabilidade por crimes de guerra e contra a humanidade do presidente sírio, Bashar Al Assad.

"A comissão de inquérito [do Conselho de Direitos Humanos da ONU] apresentou enorme quantidade de provas sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade. As provas indicam uma responsabilidade do mais alto nível do governo, incluindo do chefe do Estado", informou Navi Pillay.

Leia mais notícias sobre o conflito na Síria

A comissão de inquérito foi estabelecida no dia 22 de agosto de 2011, por uma resolução do Conselho de Direitos Humanos. O grupo tem como missão investigar quaisquer violações dos direitos humanos desde de março de 2011 e identificar os culpados para garantir a realização de um julgamento.

No último relatório, publicado em 11 de setembro, a comissão acusou o regime de crimes contra a humanidade e crimes de guerra, sem se referir, no entanto, a qualquer pessoa, tampouco ao presidente Bashar Al Assad.

A comissão, que não teve autorização para ir à Síria, fundamenta seu trabalho em mais de 2 mil entrevistas, feitas desde que foi criada, com pessoas que estão na Síria e em países vizinhos. Foi elaborada uma lista confidencial, atualizada frequentemente, de suspeitos de terem cometidos crimes no país. Essa lista foi entregue à alta comissária da ONU.

Navi Pillay explicou que pretender fazer um inquérito judicial nacional ou internacional que permita julgar responsáveis pelos crimes. A guerra na Síria causou mais de 125 mil mortes desde março de 2011, de acordo com o último balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário