one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Primeiro-ministro da Ucrânia, Mykola Azarov

Imagem:

Compartilhar:

Primeiro-ministro da Ucrânia alerta contra aumento de tensão no país

Criado em 04/12/13 10h22 e atualizado em 04/12/13 10h43
Por Da Agência Brasil * Edição:Valéria Aguiar

Brasília - O primeiro-ministro da Ucrânia, Mykola Azarov, alertou hoje (4) a oposição contra a escalada de tensão no país e assegurou que o Governo não tolerará um "desenvolvimento catastrófico da situação".

"O Parlamento exprimiu ontem (3) a confiança no governo. É um fato que a oposição e os nossos parceiros no estrangeiro têm de aceitar", disse Azarov na a abertura do Conselho de Ministros, o primeiro desde a mobilização da oposição nas ruas de Kiev.

Ontem, a oposição apresentou ao Parlamento uma moção de censura ao governo, mas a proposta foi rejeitada.

Leia mais notícias sobre a Ucrânia no Portal EBC

O primeiro-ministro e os membros do Governo conseguiram hoje, pela primeira vez depois de uma semana, ter acesso ao edifício sede do governo. A polícia formou um corredor antimotim, que impediu os manifestantes de bloquearem totalmente o acesso, como aconteceu nos últimos dias.

"O poder executivo trabalha normalmente e controla a situação no Estado", disse Azarov, criticando os dirigentes da oposição, que acusou de incitar os ucranianos a transgredir a lei. "Quero dizer aos cidadãos o seguinte: os vossos líderes os empurram a cometer delitos. Eles tentarão se proteger sob a imunidade parlamentar, mas vocês não terão essa proteção", alertou o primeiro-ministro.

Diversos protestos têm ocorrido nos últimos dias na Ucrânia em oposição a Azarov, acusado de ter "vendido a Ucrânia à Rússia" - por ter adiado a assinatura do acordo de associação do país à União Europeia - e de ser pessoalmente responsável pela violência policial contra os manifestantes pró-europeus.

No domingo (1º), mais de 30 manifestantes ficaram feridos quando a polícia usou gás lacrimogêneo e bastões para dispersar centenas de pessoas na Praça da Independência, no centro de Kiev, capital do país. O episódio resultou, inclusive, na demissão do chefe da polícia de Kiev,Valeri Koryak.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário