one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nicolás Maduro toma posse como presidente da Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Sucessão de Chávez marca cenário política venezuelano em 2013

Criado em 25/12/13 17h11 e atualizado em 25/12/13 19h01
Por Leandra Felipe Edição:Denise Griesinger Fonte:Correspondente Agência Brasil/EBC

 

Maduro toma posse como presidente da Venezuela
Nicolás Maduro toma posse como presidente da Venezuela (Agência Venezuelana de Notícias)

Bogotá – Após a morte de Hugo Chávez, em 5 de março, a Venezuela viveu momentos de instabilidade política e econômica. Não só no processo eleitoral de 14 de abril, em que Nicolás Maduro foi eleito presidente no lugar de Chávez, como também nos oito meses seguintes à posse, devido a resistência política da oposição. Além dos problemas políticos, no campo econômico o governo Maduro enfrenta inflação alta – acumulada este ano em mais de 50%, escassez de alimentos e especulação monetária.

No campo político, o governo Maduro teve um início conturbado. As eleições presidenciais foram convocadas e realizadas 40 dias após o funeral de Chávez. Nicolás Maduro foi eleito com uma diferença pequena, de pouco mais de 200 mil votos, sobre o candidato da oposição derrotado, o governador de Miranda, Henrique Capriles. A vitória apertada, veio depois da rápida campanha eleitoral associada ao nome do presidente Chávez, já que Maduro foi escolhido para sucedê-lo.

Leia a Retrospectiva 2013 do Portal EBC

A oposição liderada por Capriles protestou contra o resultado, considerado pelos opositores como “fraudulento”. Por isso, milhares de venezuelanos em Caracas e em outras cidades protestaram nas ruas. Houve “panelaços” e confrontos entre manifestantes e a polícia do país, em incidentes que deixaram pelo menos sete mortos, segundo o governo do país.

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) convocou uma reunião extraordinária em Caracas, como forma de apoio ao presidente Nicolás Maduro, quatro dias depois das eleições. Na reunião a presidenta Dilma Rousseff reiterou o apoio da Unasul ao governo Maduro. Horas depois, na sexta-feira, 19 de abril, Nicolás Maduro tomou posse como presidente, apesar da pressão da oposição que não reconheceu o resultado, acusando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país de ter fraudado as eleições.

Em maio, Capriles entrou com um processo no Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, pedindo a impugnação das eleições, Mas a Justiça do país negou o pedido e Maduro foi mantido presidente.

No cenário econômico, os primeiros meses de Maduro foram difíceis. O governo culpou a oposição por liderar uma chamada “guerra econômica”, e a partir de setembro começou a anunciar medidas para conter a especulação financeira, realizando leilões de dólares e também fiscalizando a venda de dólares por internet e casas de câmbio não autorizadas.

O país também começou a receber alimentos de países da vizinhança como o Brasil, Colômbia e Bolívia e as missões alimentícias (programas de venda subsidiada de produtos básicos) foram incrementadas. Mesmo assim, a população se queixava da dificuldade de comprar produtos nas redes de supermercado privadas ou nas missões do governo.

Em novembro, o Executivo conseguiu aprovar uma Lei Habilitante, na Assembleia Nacional do país, após a troca de um deputado opositor, deposto por acusações de corrupção. Com a lei, Maduro conseguiu “poderes especiais” para governar por decreto e ampliou as medidas para conter a crise econômica. O principal alvo desde então, tem sido o combate a especulação do mercado de varejo, imobiliário e de automóveis.

O governo venezuelano tabelou preços e começou uma fiscalização em lojas e supermercados em todo o território venezuelano. Já houve fechamento de redes que não obedeceram os preços tabelados. Enquanto intensificava as medidas econômicas, o país também viveu outro processo eleitoral, desta vez no último dia oito de dezembro, para eleger prefeitos e vereadores.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), partido de Nicolás Maduro, ganhou em 58,5% das prefeituras, e a Mesa da Unidade Democrática (Mud), conquistou 15,82%. Apesar da vantagem nas eleições, Maduro perdeu em algumas cidades bastante povoadas, como Valencia, Maracaíbo, Barquisimeto e San Cristóbal. Mas com o resultado, o PSUV mantém a base em pelo menos 196 prefeituras de maneira regionalizada.

No cenário externo, o país aprofundou a aliança com Cuba e Fidel Castro é um dos conselheiros de Nicolás Maduro. Em algumas situações, o governo venezuelano acusou os Estados Unidos de "ingerência" e de participar de um complô para desestabilizar a economia no país. Houve expulsão de diplomatas americanos em Caracas e uma medida de reciprocidade em Washington. Com o governo do presidente Juan Manuel Santos, também houve problemas, porque em maio, Henrique Capriles foi recebido por Santos no palácio presidencial em Bogotá.

Na época o governo Santos disse ter havido um mal-entendido, e em julho, os dois governos restabeleceram totalmente as relações diplomáticas. Para pôr fim aos conflitos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a Venezuela executa um papel importante, como país observador na mesa de negociação entre o governo da Colômbia e a guerrilha, em Havana, Cuba.

Em julho, a Venezuela assumiu a presidência pro tempore do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e iniciou um processo de retomada das relações diplomáticas com o Paraguai, cujas relações estavam interrompidas desde o impeachment de Fernando Lugo, em julho de 2012.

Quanto aos Estados Unidos, recentemente o governo Maduro também anunciou ter restabelecido seu canal de comunicação com o governo americano. Os Estados Unidos são grandes compradores do petróleo venezuelano.

Edição: Denise Griesinger
 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário