one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cuba inaugura porto financiado pelo Brasil

Criado em 27/01/14 15h34 e atualizado em 27/01/14 16h00
Por Agência Lusa

Havana  (Lusa) - O presidente de Cuba, Raúl Castro, inaugurou nesta segunda-feira (27), ao lado da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, a primeira fase do Porto de Mariel, construído com financiamento brasileiro, e que promete aumentar o comércio exterior da ilha.

"Esse terminal será a principal porta de entrada e saída do comércio exterior cubano e a sua localização geográfica propiciará que se consolide sua posição como uma plataforma regional” para as Caraíbas, afirmou o líder cubano.

A segunda fase da obra envolve a conclusão de uma rede ferroviária que ajudará a escoar os produtos até o terminal. Segundo Castro, o Governo dará início agora uma nova etapa de "fomento às exportações para o estrangeiro" e de atração de empresas de alta tecnologia para a zona.

Leia também:

Brasil recebe médicos cubanos esta sexta

Corte de Haia decide a favor do Peru em disputa de mar territorial com o Chile

Governo argentino limita compra de dólares a US$ 2 mil dólares mensais

O projeto de modernização do porto de Mariel e da logística em redor envolveram investimentos em torno de 957 milhões de dólares (700 milhões de euros), dos quais 682 milhões (498 milhões de euros) foram financiados pelo Brasil.

O apoio brasileiro foi feito através do Banco do Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) e funcionou, na prática, como um financiamento à exportação de produtos brasileiros, uma vez que a maior parte dos bens e serviços utilizados nas obras foram adquiridos do Brasil.

O porto será administrado por uma das maiores empresas portuárias do mundo, que atualmente administra o terminal de Singapura. A intenção do governo cubano é atrair investidores e empresas estrangeiros com uma política de redução de tarifas e impostos.

No seu discurso, Dilma Rousseff adiantou que várias empresas brasileiras já demonstraram interesse em investir na zona de desenvolvimento de Mariel e destacou o potencial portuário da ilha."Mesmo sendo submetida ao injusto bloqueio económico, Cuba já possui um dos três maiores portos do Caribe", ressaltou.

Dilma Rousseff chegou neste domingo a Cuba, onde participará na cimeira da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário