one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Até agora, os vizinhos da Síria - o Líbano, a Turquia, Jordânia e o Iraque - absorveram a maioria dos refugiados

Imagem:

Compartilhar:

Governo e oposição da Síria se reúnem em Genebra

Criado em 25/01/14 14h41 e atualizado em 25/01/14 14h53
Por Da Agência Brasil * Edição:Valéria Aguiar Fonte:

O primeiro encontro entre as delegações do governo sírio e da oposição aconteceu hoje (25) em Genebra, na Suíça. O representante da Coalização Nacional para as Forças Revolucionárias de Oposição e Revolucionária Síria, Anas Al Abdah, informou que a rodada de negociação, que durou cerca de meia hora, ocorreu de forma calma, com ambos os lados esboçando os objetivos para os próximos encontros e  agenda em comum.

Segundo Al Abdah, as delegações não se comunicaram diretamente, mas por meio do enviado especial das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi. O chefe da principal delegação da oposição síria, Monzer Akbik informou que as delegações não se cumprimentaram. Caso quisessem fazer perguntas, elas deveriam ser escritas e submetidas a Brahimi.

"Vamos trabalhar no sábado e no domingo (26). A enorme ambição deste processo é de salvar a Síria", disse Anas Al Abdah.

De acordo com ele, a sessão de hoje foi para garantir que ambas as partes compreendam o que está sendo feito e para decidir sobre questão práticas, para facilitar os contatos futuros.

O líder da Coalização Nacional Síria, Ahmad Al Jarba e o ministro de Negócios Estrangeiros da Síria, Walid Muallem estão em Genebra, mas não participaram da reunião desta manhã. A oposição foi liderada pelo membro do comitê político da coalização, Hadi Al Bahra e o governo, pelo representante permanente da Síria na ONU, Bashar Jaafari.

As negociações entre o governo e a oposição sírios começaram na manhã de hoje no Palácio das Nações Unidas, em Genebra. Uma segunda reunião está marcada para esta tarde. As delegações planejam discutir um cessar-fogo e o abastecimento de mantimentos.

A delegação da oposição pretende começar a discutir questões políticas com o governo nos próximos dois dias, especialmente sobre a criação de um órgão de transição de governo. O objetivo do encontro entre as partes é encontrar uma solução política para o conflito que já dura três anos. A possibilidade aventada é a assinatura e um acordo entre governo e oposição para a implementação do Communiqué de Genebra, adotado em 2012 e respaldado pelo Conselho de Segurança da ONU. No documento é prevista a transição do poder no país.

Nesta semana, começou em Genebra 2 a conferência que marca a primeira vez em que governo e oposição sírios se encontram para contato direto desde que os conflitos começaram em março de 2011. A conferência, presidida pelo enviado Lakhdar Brahimi e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Mais de 30 país foram convidados a participar.

* Com informações da Itar Tass

 

 

 

 

*Com informações da Itar Tass

Editor Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário