one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mursi ofereceu condolências aos mortos em Gaza, que chamou de "mártires".

Imagem:

Compartilhar:

Mursi diz em tribunal que é o presidente legítimo do Egito

Criado em 28/01/14 14h49 e atualizado em 28/01/14 15h22
Por Da Agência Brasil * Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Mohamed Morsi
Mursi, que chegou de helicóptero à academia ontem (27), apareceu no tribunal vestindo o uniforme branco dos presos e recusou-se entrar na cabine à prova de som que lhe estava destinada

O presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi, reafirmou hoje (28) que é o presidente legítimo do país e que não reconhece o tribunal pelo qual está sendo julgado. A audiência desta terça-feira foi a primeira sobre a fuga de Mursi da prisão durante o levante popular de 2011 no país.

Leia também no Portal EBC: 

Nova York será sede das negociações sobre programa nuclear do Irã

Governo da Síria acusa EUA e reunião em Genebra é suspensa

Após a leitura das acusações na sala especialmente preparada para o julgamento na Academia de Polícia do Cairo, Mursi disse que é um preso político e não um detido comum. “Sabem quem eu sou? Sou o presidente legítimo deste país”, disse ele aos aos juízes.

Os demais 21 acusados presentes à audiência, também membros e dirigentes da Irmandade Muçulmana como Mohamed Mursi, gritaram “Abaixo o governo militar”. Mursi, que chegou de helicóptero à academia ontem (27), apareceu no tribunal vestindo o uniforme branco dos presos e recusou-se entrar na cabine à prova de som que lhe estava destinada – preparada para impedir que interrompesse a audiência com declarações não solicitadas, como fez na sessão do dia 4 de novembro do ano passado, sobre um outro processo.

A sessão do julgamento não foi transmitida ao vivo, como havia sido anunciado. A televisão egípcia veiculou partes do julgamento, horas depois. Esta é a segunda vez que Mursi aparece na televisão desde que foi deposto, em  julho. Além de Mursi, estão em julgamento 131 pessoas, a maioria delas à revelia, entre as quais membros do grupo palestino Hamas e do movimento libanês Hezbollah. As acusações incluem sequestro e assassinato de policiais, uso de armas, atos hostis que puseram em perigo a integridade e unidade territorial do país, incêndio em edifícios governamentais, assalto e saque a prisões e ajuda à fuga de presos.

No caso de Mursi, ele enfrenta processos judiciais pela morte de manifestantes em dezembro de 2012, pela revelação de segredos de Estado, por conspiração para cometer atentados terroristas e por desrespeito ao poder judicial.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário