one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ucrânia adia adesão à União Europeia e população vai às ruas

Imagem:

Compartilhar:

Rússia não vai interferir em conflitos na Ucrânia

Criado em 23/01/14 10h52 e atualizado em 23/01/14 10h55
Por Agência Brasil* Edição:Talita Cavalcante

Brasília - A Rússia não vai interferir na situação na Ucrânia, informou hoje (23) o porta-voz da Presidência, Dmitri Peskov. Os confrontos entre manifestantes e forças de segurança já deixaram cinco mortos desde a intensificação dos conflitos na capital do país, Kiev, nos últimos dois meses.  As contestações populares começaram depois de o governo do país ter recuado em relação a uma associação com a União Europeia. A aproximação é defendida pela oposição, que acusa o governo de ceder a pressões russas e considera a Ucrânia uma zona de influência.

"Não pensamos ter o direito de intervir nos assuntos internos da Ucrânia de qualquer forma. É absolutamente inaceitável nos ingerirmos em assuntos internos de outro país", declarou Dmitri Peskov.

Segundo ele, a Rússia acredita que as autoridades ucranianas encontrarão a melhor solução para fazer com que a situação no país volte à normalidade e a paz seja reestabelecida.

Leia também outras notícias em Internacional 

Nesta quinta-feira, a situação em Kiev está relativamente tranquila, depois da violência observada nos últimos dias, especialmente no domingo (19). No confronto do final de semana, manifestantes lançaram pedras e coquetéis-molotov contra policiais, que responderam com tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral. A situação foi condenada pela União Europeia e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Apesar do ambiente calmo em relação aos últimos dias, são esperados novos confrontos. Ontem (22), a oposição deu um últimato de 24 horas para que o presidente, Viktor Yanukovich, e o primeiro-ministro, Nikolai Azarovm, se demitam. Viktor Yanukovich pediu paciência, pois o premiê está participando do Fórum Mundial de Davos, na Suíça, que começou ontem (22) e vai até o próximo sábado (25).

Os recentes protestos na Ucrânia têm sido os maiores desde a Revolução Laranja de 2004, quando a população foi às ruas contra fraude e corrupção eleitoral. Recentemente, o parlamento aprovou medidas de segurança que limitam manifestações e reforçam sanções contra manifestantes, o que intensificou ainda mais a insatisfação.

Hoje, o ministro da Defesa ucraniano, Alexander Motuzyanik, negou que haja forças militares a postos para entrar na capital, Kiev. Motuzyanik também negou que o governo esteja estudando decretar estado de emergência na cidade.

"Informações veiculadas pela mídia de que forças militares estão se preparando para a introdução de um estado de emergência são falsas. As forças armadas da Ucrânia não estão participando dos atuais acontecimentos políticos do país", informou o ministro.

*Com informações da Agência Lusa e da Itar Tass

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário