one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Síria: Oposição designa novo chefe das negociações em Genebra 2

Criado em 24/01/14 14h46 e atualizado em 24/01/14 15h28
Por Da Agência Brasil * Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A Coligação Nacional Síria designou hoje (24) Hadi Al Bahra como chefe das negociações com o governo sírio na Conferência de Paz Genebra 2, informou Burhan Galion, que também integra a delegação da oposição nas negociações. Al Bahra é secretário-geral, membro da Comissão Política da Coligação Nacional e foi escolhido pelo presidente da organização, Ahmed Jarba. As conversações de paz, iniciadas na quarta-feira (22), foram marcadas até agora por críticas e acusações entre os representantes do regime e os da oposição.

Leia também no Portal EBC: 

Aiea aprova plano para supervisão do acordo sobre programa nuclear do Irã

Argentina flexibiliza medidas de controle de câmbio

Os trabalhos desta sexta-feira começaram em clima de ameaças e ataques mútuos e a reunião com o mediador das Nações Unidas (ONU), Lakdar Brahimi prevista para o começo da manhã de hoje, não chegou a acontecer. Brahimi reuniu-se no final da manhã com a delegação enviada pelo governo e, à tarde, terá um encontro com membros da oposição.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Muallem acusou a oposição de “falta de seriedade e de disposição” para negociar e ameaçou abandonar as negociações se, a partir de amanhã (25), a postura do governo não mudar. Para a oposição, o ponto de partida para se negociar é a assinatura do Comuniqué de Genebra por parte de representantes do regime do presidente Bashar Al Assad. No documento - que prevê os próximos passos da conciliação no país -, propõe mecanismo de transição de poder por meio da criação de um grupo executivo. 

"Caso contrário, será uma perda de tempo. Precisamos de uma confirmação do comprometimento com o Communiqué. Esta é a base para começar o diálogo", explicou o representante da coalizão, Luai Safi. Para ele, se não houver esta confirmação, não há porquê começar as negociações.

* Com informações da Agência Lusa e da Itar Tass

Edição: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário