one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nicolás Maduro

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela quer Porto Rico na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos

Criado em 09/01/14 05h55 e atualizado em 09/01/14 07h56
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje (9) que vai propor que Porto Rico passe a fazer parte da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A proposta será feita na próxima cúpula da organização em Havana, Cuba, entre 25 e 29 deste mês.

"Jamais tiraremos do nosso coração a causa da independência de Porto Rico. Eu disse ao ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua, para preparar um documento especial porque a delegação da Venezuela vai propor a integração de Porto Rico à Celac", disse Maduro em Caracas, durante comemoração do 55º aniversário da Revolução Cubana.

Leia também

Maduro garante “mão de ferro” contra assassinos na Venezuela

Paraguai reabrirá embaixada na Venezuela antes da Cúpula do Mercosul

Incêndio destrói embaixada da Venezuela em Basseterre

"Que Porto Rico tome o caminho da América Latina! Mais tarde veremos, também, a independência de Porto Rico (…), algum dia veremos nascer uma República de Porto Rico e iremos consolidar, juntos, a sua independência", acrescentou.

O presidente venezuelano informou que, durante a cúpula, Cuba e a Venezuela vão promover a 14ª reunião da Comissão Mista Bilateral. O objetivo é discutir temas de integração regional e assinar novos projetos de cooperação científica, cultural, tecnológica e energética.

Situado nas Caraíbas, a Leste da República Dominicana e a Oeste das Ilhas Virgens, o arquipélago de Porto Rico é um território autônomo dos Estados Unidos. Em 1917, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei Jones, que estabelece que as pessoas nascidas em Porto Rico são cidadãos norte-americanos.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário