one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos na Ucrânia

Imagem:

Compartilhar:

Cessar-fogo fracassa e Ucrânia contabiliza mais 25 mortes em confrontos

Criado em 20/02/14 09h06 e atualizado em 20/02/14 09h21
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

Os confrontos entre manifestantes armados e a polícia em Kiev, capital da Ucrânia, provocaram pelo menos 25 mortos entre ontem (19) e hoje (20), apesar do cessar-fogo anunciado quarta-feira. O número de mortos na cidade  é um desafio e não há exatidão. As estimativas são baseadas na contagem de corpos espalhados nos locais de confronto entre forças policiais e manifestantes, em especial no centro da cidade. Ontem, haviam sido contabilizados 26 mortos.

Leia também no Portal EBC:

Presidente ucraniano anuncia trégua e negociações com opositores

Confrontos entre polícia e manifestantes na Ucrânia deixam 26 mortos

Nesta quinta-feira, manifestantes com o rosto coberto lançaram coquetéis molotov e pedras contra a polícia antimotim na Praça da Independência, o epicentro dos três meses de manifestações contra o governo ucraniano.  A polícia usou balas de borracha para tentar repelir os ataques, afirmando que um atirador do lado da oposição havia ferido 20 policiais disparando munições reais a partir da janela de um prédio com vista para a praça. A sede do Governo ucraniano na praça também foi evacuada na manhã de hoje.

Depois de várias semanas de calma, a capital ucraniana, Kiev, voltou, nesta terça-feira, a ser palco de violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e forças de segurança, que têm sido condenados pela comunidade internacional. O Brasil se manifestou sobre a questão, assim como os Estados Unidos, a Rússia, o papa Francisco e o Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos. Para hoje estava prevista a chegada de uma comitiva de diplomatas europeus em Kiev, que foi cancelada por razões de segurança.

A crise política na Ucrânia começou no final de novembro quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente Viktor Yanukóvich, de suspender os preparativos para assinar um acordo de associação com a União Europeia e reforçar os laços com a Rússia. Depois de algumas semanas de trégua nos confrontos, os enfrentamentos voltaram a ocorrer, especialmente na capital do país.

* Com informações da Agência Lusa

Editor: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário