one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Três mortos nos protestos na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Entenda a onda de protestos na Venezuela

Criado em 17/02/14 15h13 e atualizado em 17/02/14 16h02
Por Portal EBC

Protestos na Venezuela
Três mortos nos protestos na Venezuela (Agência Brasil)

Uma onda de protestos tem levado às ruas da Venezuela opositores ao governo do presidente Nicolás Maduro, entre eles muitos estudantes. Os manifestantes questionam a atuação do mandatário e a situação política do país. Ao mesmo tempo, representantes de movimentos que apoiam o governo também promovem marchas na capital Caracas e em outras cidades em defesa do representante chavista. 

Leia também no Portal EBC: 

Mercosul repudia onda de violência na Venezuela

Líder da oposição venezuelana se apresentará à Justiça

Venezuela vive noite de tensão com nova onda de manifestações

Três pessoas morreram e 69 foram detidas em protestos na Venezuela

Para agravar a situação, a movimentação social ocorre em meio a uma difícil situação econômica na Venezuela. A crescente inflação, aliada à ausência de produtos industrializados nas prateleiras e ao decreto-lei “de preços justos” – que limita o lucro dos empresários locais a 30% sobre o valor da mercadoria – têm acirrado os ânimos no país.

 Entenda o decreto-lei "de preços justos":

 

Um dos momentos críticos ocorreu na última quarta-feira (12), quando uma manifestação oposicionista ao governo, formada basicamente por estudantes, deixou o saldo de três mortes – dois estudantes e um líder comunitário governista  –  e mais de 20 pessoas feridas. Na mesma data, enquanto milhares criticavam o regime, grandes grupos protestavam a favor de Maduro aproveitando a comemoração do bicentenário da chamada Batalha da Vitória, considerada decisiva para a consolidação da independência do país.

A violência e as mortes durante as manifestações levaram governo e oposição a trocar duras acusações. Enquanto Maduro afirma ter convocado a juventude socialista para uma marcha pacífica, universitários oposicionistas postam fotos de manifestantes feridos, supostamente por policiais a serviço do governo.

Os estudantes têm apoio da oposição política, liderada pelo governador do estado de Miranda, Henrique Capriles. No entanto, o líder do partido de direita Vontade Popular, Leopoldo Lópes, é considerado pelo governo venezuelano como o mentor do movimento de oposição. A prisão de Lópes já foi ordenada, mas ele anunciou que só se apresentará à Justiça nesta terça-feira (18), após novo movimento contra o governo. 

Na oposição, duas correntes diferem quanto à forma de se contrapor ao chavismo. Uma, de Capriles, é mais mais moderada e reivindica mudanças no Executivo. A outra, considerada radical e capitaneada por Lópes, quer a completa troca do governo. As manifestações relembram o clima de disputa política que marcou o governo de Hugo Chávez e a campanha eleitoral pela eleição de Maduro, em 2013.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário