one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Milhares de indonésios são obrigados a deixar aldeias por causa de vulcão

Criado em 14/02/14 06h22 e atualizado em 14/02/14 07h57
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Milhares de indonésios foram hoje (14) obrigados a deixar as suas aldeias na Ilha de Java, devido à erupção de um vulcão que lançou cinzas quentes vermelhas e pedras a enorme distância. O estado de alerta para Monte Kelud, um dos vulcões mais perigosos da ilha, foi acionado nessa quinta-feira, poucas horas antes de começar a erupção.

Imagens de emissoras de televisão da Indonésia mostram cinzas e rochas caindo nas aldeias, e os moradores, aterrorizados, fugindo em carros e motos para os centros de evacuação.

O porta-voz da Agência Nacional de Desastres informou que cerca de 200 mil pessoas, de 36 aldeias, em uma área de 10 quilômetros, na zona oriental de Java, foram obrigadas a sair de suas localidades. “A chuva de cinzas, areia e rochas atinge área de 15 quilômetros” da cratera do vulcão, acrescentou o porta-voz, destacando que “faíscas de luzes podem ser vistas de forma contínua no pico”.

Monte Kelud, que já provocou mais de 15 mil mortos desde 1500, é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia. No início deste mês, outro vulcão, Monte Sinabung, a oeste da Ilha de Sumatra, desencadeou forte erupção, deixando pelo menos 16 mortos.

*Com informações da Agência Lusa

Editora - Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário