one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


homenagem ao cinegrafista do rio

Imagem:

Compartilhar:

Morte do cinegrafista Santiago Andrade repercute na imprensa internacional

Criado em 11/02/14 16h25 e atualizado em 11/02/14 17h56
Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, atingido durante manifestação na sexta-feira (7), no centro da capital fluminense, repercutiu na imprensa internacional. Veículos do Reino Unido, da Espanha e da Argentina relataram que a morte do cinegrafista causou indignação e levou sindicatos e entidades de classe a aumentar a pressão por mais segurança no trabalho dos jornalistas no Brasil.

A emissora pública britânica BBC destacou que a agressão levou a muitas reações furiosas da opinião pública contra os manifestantes, acusados de terem causado o acidente. O veículo ressaltou que associações de jornalistas divulgaram notas pedindo melhores condições de trabalho para os profissionais de mídia que cobrem protestos. A BBC lembrou que as manifestações começaram no ano passado contra a corrupção e os gastos excessivos para a Copa do Mundo.

Leia também:

Polícia tenta localizar suspeito de acionar rojão

O jornal espanhol El País diz que a morte de Santiago despertou reações pelo aumento da segurança para a Copa do Mundo e para jornalistas que cobrem as manifestações. Para a Copa, relata o jornal, já estão convocados pelo menos cem mil servidores da área de segurança pública e da defesa civil, entre policiais militares e civis, rodoviários e federais, além de bombeiros.

A agência de notícias argentina Télam menciona que continuam as buscas pelo suspeito de acender o artefato explosivo que matou o cinegrafista e que o tatuador Fábio Raposo, que confessou ter repassado o explosivo, já está preso. A Télam também informou que 117 jornalistas sofreram agressões ou hostilidades desde junho passado, quando começou uma onda de protestos populares em todo o país, segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Editor: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário