one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças refugiadas da Síria em acampamento montado na fronteira com a Turquia

Imagem:

Compartilhar:

ONU aprova por unanimidade resolução para ajuda humanitária à Síria

Criado em 22/02/14 15h52 e atualizado em 22/02/14 16h09
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou hoje, por unanimidade, resolução não vinculativa solicitando o levantamento do cerco de várias cidades sírias e facilidades de circulação para grupos de ajuda humanitária no país. Depois de ter ameaçado com um veto, a Rússia acabou subscrevendo texto apresentado pela Austrália, por Luxemburgo e pela Jordânia, e apoiado pelo Reino Unido, pelos Estados Unidos e pela França.

Leia também no Portal EBC: 

Papa pede que cardeais sejam homens de paz

Ex-primeira ministra ucraniana deixa prisão

No entanto, alguns diplomatas duvidam da eficácia da Resolução 2.139, sem que haja sanções automáticas para forçar o regime sírio a deixar passar os veículos de ajuda humanitária. Desde o início da crise na Síria, em março de 2011, a Rússia bloqueou por três vezes a aprovação de uma resolução destinada a pressionar o regime de Bashar al Assad e contou com o apoio da China, que se associou à posição russa.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas já tinha adotado, em outubro do ano passado, declaração na qual reclamava melhor acesso à ajuda humanitária na Síria, mas esta acabou por não ter qualquer efeito.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário