one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Três mortos nos protestos na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

ONU mostra preocupação com ataques a manifestantes na Venezuela

Criado em 14/02/14 15h32 e atualizado em 14/02/14 15h41
Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) pediu hoje (14) que os responsáveis pelos ataques a manifestantes na Venezuela não fiquem impunes. Na última quarta-feira (12), protestos estudantis e marchas em apoio ao governo venezuelano deixaram três mortos e pelo menos 60 feridos. “Os autores devem ser julgados com penas adequadas”, afirmou em Genebra, o porta-voz Rupert Colville.

O representante do Alto Comissariado disse que as Nações Unidas estão “preocupadas” com as informações sobre os ataques a manifestantes por parte de grupos armados ilegais. “Também nos preocupa que a situação possa desencadear mais violência”, ponderou.

Colville mencionou também que as denúncias sobre intimidações que jornalistas sofreram durante a cobertura dos protestos são, de igual maneira, preocupantes. “Soubemos que alguns profissionais tiveram equipamentos apreendidos e que houve agressão a jornalistas estrangeiros e locais, enquanto cobriam os protestos”, alertou.

Leia também outras notícias em Internacional 

Outro ponto lembrado pelo porta-voz diz respeito à prisão de alguns manifestantes, que estariam sendo acusados de terrorismo. “É grave a informação de que há, inclusive menores detidos, e que a alguns foi negado o direito de ter contato com seus familiares e advogados”, acrescentou.

Líderes estudantes disseram que o objetivo dos protestos é pedir mais segurança pública, medidas econômicas efetivas para conter a crise que afeta o país e também por maior liberdade de expressão.

O governo, entretanto, afirma que entre os manifestantes há grupos “fascistas” que causaram os tumultos, ataques ao patrimônio público e incitaram à violência. Na visão governista, o objetivo final seria um golpe de estado.

A Justiça no país decretou a prisão de Leonardo López, um dos líderes da direita venezuelana, acusado de ter planejado os ataques ocorridos em meio aos protestos. López apoiou a candidatura presidencial de Henrique Capriles, nas eleições presidenciais de abril do ano passado. De acordo com a imprensa no país, no entanto, a aliança foi desfeita e atualmente López agiria de maneira mais independente.

A autoria dos atentados divide opiniões no país. Quem apoia o governo Maduro acredita nas intenções golpistas da extrema-direita. Mas os opositores atribuem os incidentes a participantes de alguns “coletivos socialistas” (civis armados pelo governo) que poderiam ter atuado como infiltrados.

Em uma entrevista coletiva, Henrique Capriles atribuiu os ataques e a violência a grupos paramilitares, na visão dele, apoiados pelo governo. “O governo sabe que a agenda dos estudantes que estão mobilizados não é violenta. Por isso, queremos ver Maduro dedicar-se a acabar com esses grupos armados por ele mesmo”, acusou.

Em meio à troca de acusações, o presidente Maduro tenta manter o tom pacificador e convocou para este sábado uma grande marcha em favor da paz . Além disso será lançado ainda hoje um Plano Nacional de Pacificação.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário