one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Comissão da CPLP será chefiada por timorense

Criado em 05/02/14 07h08 e atualizado em 05/02/14 07h51
Por *Da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje (5), em nota, que o presidente da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), Francisco Guterres Lu Olo, vai chefiar a Comissão de Preparação da Presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A nomeação de Lu Olo para chefiar a comissão "tem a ver com a tradição de tratar bem a oposição e quem ganha é o interesse público", disse o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

O primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, já havia anunciado que Lu Olo, antigo presidente do Parlamento timorense, iria assumir a função.

A Comissão de Preparação da Presidência Timorense da CPLP ainda não iniciou os trabalhos, o que "deverá ocorrer em breve".

No comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informou também que o Brasil nomeou o diplomata Eduardo Carvalho para ajudar o Timor Leste a preparar o exercício da presidência da CPLP, principalmente nas questões protocolares.

Para o chefe da diplomacia timorense, a questão do protocolo é uma prioridade. "As questões políticas são uma continuidade do processo, mas se houver falhas na logística, falhou tudo", destaca no comunicado.

Sobre a presidência timorense da CPLP, o chefe da diplomacia do Timor Leste reiterou que vai explorar mais a "vertente econômica, principalmente no setor privado".

O Timor Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da CPLP durante a Cúpula de chefes de Estado e de Governo que será realizada em julho, em Díli.

*Com informações da Agência Lusa

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário