one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Relatório informa ainda que há 376 presos ligados ao Exército de Libertação Nacional, considerado o segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Colômbia fará intercâmbio sobre reintegração de ex-guerrilheiros

Criado em 14/03/14 05h48 e atualizado em 14/03/14 07h46
Por Leandra Felipe Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Representantes da Agência Colombiana para a Reintegração (ACR) viajam hoje (14) para a África e Ásia a fim de assessorar os governos do Congo, das Filipinas e da Coreia do Sul em seus respectivos programas de reintegração social. A delegação que irá ao Congo trabalhará durante um mês com uma Unidade Nacional de Desarme, Desmobilização e Reinserção, em temas de reintegração comunitária, reintegração econômica e corresponsabilidade.

No país africano, a equipe visitará regiões em situação de pós-conflito e fará um intercâmbio, repassando informações sobre o programa colombiano de reintegração e conhecendo o que está sendo feito no Congo.

De acordo com a ACR, o segundo grupo viajará para as Filipinas durante uma semana. Vai conhecer os avanços no país em matéria de reintegração e repassar recomendações para que o processo de reinserção social de ex-guerrilheiros tenha êxito. Depois, a equipe irá à Coreia do Sul para conhecer o modelo sul-coreano de reintegração.

Leia também

Farc pede mudanças nas Forças Armadas da Colômbia

Farc reconhecem responsabilidade por vítimas do conflito na Colômbia

Colômbia oferece mediação entre opositores e governo da Venezuela

O diretor geral da ACR, Alejandro Éder, disse, em nota, que o formato sul-coreano é similar ao colombiano. “Há componentes multidisciplinares que incluem aspectos educacionais, culturais, sociais e psicológicos no processo desenvolvido lá, de maneira parecida ao trabalho que realizamos”, destacou.

De acordo com o último levantamento da agência, 31.050 colombianos foram atendidos em processos de reintegração. Os desmobilizados de guerrilhas e de grupos paramilitares que desertam são orientados por um tutor durante sete anos e recebem auxilio financeiro, custeio para cursos de ensino regular e profissionalizantes, bem como apoio psicológico e social.

A ACR também atua como intermediária entre empresas que aderem ao programa e os reintegrados, na busca por oportunidades de trabalho.

Há dois tipos de reintegração. A individual se aplica ao caso de guerrilheiros que abandonam grupos que ainda estão em atividade, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército da Libertação Nacional (ELN). A reintegração coletiva se dá no caso de desmobilizações em massa quando, mediante acordo, um grupo se desmobiliza. Foi o que ocorreu com as Autodefesas Colombianas (AUC), paramilitares desmobilizados em 2008.

Um dos pontos de negociação entre as Farc e o governo é justamente a reintegração de ex-guerrilheiros. No processo atual, o reintegrando deve prestar contas de suas atividades e, durante o programa, tem liberdade condicionada ao cumprimento das normas, assistência aos eventos e programações da ACR.

Enquanto o processo de paz não é concluído, o governo faz campanhas periódicas de incentivo à desmobilização individual. No ano passado, a Agência Brasil conheceu histórias de desmobilizados que fazem parte do programa colombiano e que agora incentivam ex-companheiros de guerrilha a deixar as armas.

Editora - Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário