one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em Moscou, manifestantes russos condenam troca de comando na Ucrânia e pedem intervenção do país na Criméia

Imagem:

Compartilhar:

Parlamento ucraniano aprova mobilização de voluntários para as forças armadas

Criado em 17/03/14 09h47 e atualizado em 17/03/14 10h43
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

O parlamento da Ucrânia ratificou hoje (17) a decisão do presidente interino do país, Oleksandr Turchinov, de mobilizar voluntários para integrar as forças armadas do país e fazer frente às ameaças da Rússia a seu território. A decisão foi aprovada pelo Legislativo com votos de 275 dos 308 deputados presentes na sessão. A Constituição ucraniana determina que os decretos presidenciais sejam ratificados pelo parlamento.

Segundo Turchinov, a Rússia mantém a agressão na Crimeia e tenta simular “uma grande farsa” com o referendo realizado ontem, “que nunca será reconhecido nem pela Ucrânia e nem pelo mundo civilizado”. O decreto presidencial prevê que serão mobilizados os cidadãos que expressarem voluntariamente o desejo de se incorporar às forças armadas e cria condições para que as forças armadas e os serviços de defesa civil possam se organizar para o “tempo de guerra”. O prazo de mobilização é de 45 dias a partir de hoje.

Leia  também outras notícias em Internacional 

A despeito das declarações do presidente do Parlamento da Crimeia, Vladimir Konstantinov, que, após aprovar resolução para declarar-se independente da Ucrânia e pedir a anexação da península à Rússia, afirmou que as unidades militares ucranianas no território serão dissolvidas, o ministro da Defesa da Ucrânia, Igor Teniuk, disse que as tropas permanecerão na Crimeia. “Os militares que estão destacados (na Crimeia) ficarão lá”, declarou o ministro numa coletiva de imprensa.

No referendo de domingo, quase 97% dos eleitores que foram às urnas na Crimeia votaram a favor da reunificação com a Rússia, de acordo com a Comissão Eleitoral da Crimeia, Mikhailo Malychev. O território é habitado majoritariamente por 58,32% de russos, além de 24,32% de ucranianos (ambos de religião ortodoxa) e 12,1% de tártaros da Crimeia (muçulmanos), o que já indicava, desde o início, uma vitória consistente do “sim” à união com a Rússia. Os governos dos Estados Unidos e dos países da União Europeia afirmaram que não reconhecem o resultado do referendo, por considerarem a consulta "ilegal e ilegítima".

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário