one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Egito, Mouhamed Mursi, foi deposto pelas Forças Armadas e será substituído interinamente pelo presidente do Tribunal Constitucional. A Constituição do país também foi suspensa.

Imagem:

Compartilhar:

Tribunal egípcio condena à morte 529 simpatizantes de Mursi

Criado em 24/03/14 09h40 e atualizado em 24/03/14 09h59
Por Danilo Macedo Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

O Tribunal Penal de Minia, no Cairo, condenou hoje (24) à pena de morte 529 simpatizantes do ex-presidente egípcio Mohamed Mursi. Eles foram considerados culpados de uma série de assaltos a edifícios governamentais e ataques a pessoas e bens públicos na província de Minia, no Sul do Egito, em agosto de 2013. Os episódios ocorreram depois que forças de segurança desocuparam com violência dois acampamentos de ativistas. Em um dos ataques, a um quartel-general da polícia, um coronel foi morto.

Mursi, primeiro presidente eleito democraticamente no Egito e líder do movimento islâmico Irmandade Muçulmana, chegou ao poder no dia 30 de junho de 2012, após décadas de regime militar, mas ficou na Presidência apenas um ano, sendo deposto no dia 3 de julho de 2013, por um golpe militar. Depois disso, uma série de violência se espalhou pelo país e milhares de seguidores da Irmandade Muçulmana foram presos e dezenas, condenados à prisão. No entanto, é a primeira vez que foram decretadas sentenças de pena de morte.

Leia também outras notícias em Internacional 

A maioria dos correligionários do ex-presidente foi condenada à revelia, pois quase todos estão foragidos. De acordo com o tribunal, apenas 153 deles estão detidos. Os condenados ainda podem pedir recurso da sentença.

No julgamento de hoje, 17 membros do movimento islâmico foram absolvidos. Apesar das prisões e morte de centenas de pessoas por causa da repressão policial, a Irmandade Muçulmana tem mantido os protestos desde julho. De acordo com a Amnistia Internacional, pelo menos 1,4 mil pessoas morreram nos conflitos desencadeados pela deposição de Mursi e milhares foram presas.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário