one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Soldados russos

Imagem:

Compartilhar:

Ucrânia diz que soldado foi morto na Crimeia e conflito entrou em fase militar

Criado em 18/03/14 16h00 e atualizado em 18/03/14 16h16
Por Agência Brasil * Edição:Carolina Pimentel

Depois do presidente russo Vladimir Putin aprovar um projeto de tratado para incorporar a Crimeia à Rússia e afirmar que a “Crimeia sempre foi e será” parte de seu país, o Ministério da Defesa da Ucrânia informou que um oficial foi morto e outro ficou ferido durante um ataque de homens armados a uma base ucraniana em Simferopol, capital da Crimeia.

Leia também no Portal EBC: 

Soldado da Ucrânia morre em conflito na Crimeia

Ucrânia: Crimeia “sempre foi e será” parte da Rússia, diz Putin

Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano na Crimeia, Vladislav Selezniov, todos os militares da base foram detidos e tiveram os documentos, dinheiro e armas confiscados.

O primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Iatseniuk, disse que o conflito na península saiu da fase política e entrou em uma fase militar depois dos disparos de forças russas contra soldados ucranianos. “Hoje, as tropas russas começaram a disparar contra os nossos soldados. É um crime de guerra”, disse. Iatseniuk pediu a convocação de uma reunião dos ministros da Defesa da Ucrânia, Rússia, dos Estados Unidos e do Reino Unido para garantir a integridade territorial da Ucrânia e evitar uma escalada na violência.

Em discurso mais cedo no Parlamento russo, Putin reiterou que considera o novo governo da Ucrânia ilegal e criticou o apoio dos países ocidentais a Kiev, afirmando que o Ocidente “ultrapassou uma linha vermelha”. O presidente destacou valores comuns entre a Crimeia e a Rússia. “Na Crimeia, estão os túmulos de soldados russos e a cidade de Sebastopol é a pátria da frota do Mar Negro”.

* Com informações da Agência Lusa

Editor: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário