one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Refugiados em Ruanda

Imagem:

Compartilhar:

Após 20 anos de genocídio, Ruanda vive campanha de reconciliação

Criado em 06/04/14 08h21 e atualizado em 06/04/14 11h38
Por Agência Lusa

Vinte anos após o genocídio de 1994, o Ruanda busca a reconciliação através do debate sobre o tabu das etnias. Nas escolas e universidades, empresas e ministérios, os ruandeses dialogam sobre o tema incentivados por uma campanha governamental chamada ‘Ndi Umanyarwanda’, ou ‘Eu sou ruandês’.  

Um dos propositores da campanha, o deputado Edouard Bamporiki, afirma que a ideia é começar a conversar sobre os papéis étnicos criados pelo genocídio para reafirmar a unidade nacional. "Não temos 100% de certezade que sejamos diferentes por sermos Hutus ou Tutsis, mas temos 100% de certeza de que somos todos ruandeses”, disse.

Genocídio

Há 20 anos, 800 mil pessoas foram mortas numa campanha nacional de violência orquestrada por milícias de hutus extremistas contra tutsis e hutus moderados. “O mais importante que eu retiro deste programa é sentir-me muito mais confortável a falar sobre o nosso passado”, disse Freddy Mutanguha,  diretor do Aegis Trust, que gere o Memorial do Genocídio em Kigali. Mutanguha também é um sobrevivente do genocídio e assume que o programa o ajudou a confrontar a história.

A etnicidade é um tema sensível no Ruanda desde o genocídio. Agora, nas aldeias e nas instituições públicas, as pessoas discutem o assunto abertamente em reuniões com moderador. Mutanguha diz que isto permite  às pessoas discutir a verdade sobre o que aconteceu e partilhar experiências. Contudo, s opositores do programa dizem que ele espera que os Hutus peçam perdão pelo genocídio, mesmo quando eles próprios não estiveram envolvidos.

“Quem agiu mal é quem deve pedir perdão àqueles a quem fez mal (…) mas não em nome da minha mãe ou do meu avô”, alertou Frank Habineza, presidente do Partido Verde Unido, único da oposição.  Habineza mostra-se ainda preocupado por o esforço ser muito unilateral, já que os Hutus pedem perdão, mas não obtêm resposta das vítimas.

Esta iniciativa é uma de muitas que o Ruanda tem realizado para tentar unir comunidades divididas por uma das maiores atrocidades do século XX. Apesar de o país se ter desenvolvido com velocidade desde o genocídio, tornando-se uma potência política da região, a reconciliação continua a ser um processo longo.

Leia outras notícias internacionais

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário