one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, fala sobre situação da Síria

Imagem:

Compartilhar:

Brasil participa do segundo encontro entre governo e oposição na Venezuela

Criado em 15/04/14 09h46 e atualizado em 15/04/14 09h57
Por Danilo Macedo Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, viajou na manhã de hoje (15) a Caracas para participar do segundo encontro entre o governo da Venezuela e representantes da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que agrupa partidos da oposição. A reunião tem o objetivo de estabelecer o diálogo entre as duas partes e buscar uma solução para a crise que o país atravessa nos últimos dois meses, com manifestações violentas que levaram à morte de 40 pessoas, além de centenas de feridos.

Figueiredo Machado, assim como os chanceleres da Colômbia e do Equador, participam como representantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) testemunhas do diálogo e também estiveram presentes no primeiro encontro entre governo e oposição, realizado no dia 10 de abril. O grupo acompanha de perto a situação na Venezuela desde a criação de uma comissão para apoiar e auxiliar o diálogo político entre os venezuelanos. A comissão foi criada em 12 de março, durante reunião extraordinária do Conselho de Ministras e Ministros das Relações Exteriores da Unasul, em Santiago, no Chile.

Leia também outras notícias em Internacional

Para testemunhar o diálogo entre as duas partes, além dos chanceleres da Unasul, governo e oposição concordaram em chamar um representante do Vaticano, que participou com o núncio apostólico Aldo Giordano. Na semana passada, o encontro aconteceu no Palácio Miraflores, sede do governo em Caracas.

O ministro brasileiro esteve em Caracas pelo menos em três ocasiões na tentativa de avançar em busca do diálogo entre governo e oposição, que trocam acusações pelos meios de comunicação. Na semana passada, ele passou alguns dias no país e, no dia 10, a MUD aceitou dialogar diretamente com o governo.

O clima entre os lados, no entanto, é de extrema desconfiança. Apesar disso, a Unasul manifestou, após mais de seis horas de diálogo, que o encontro deixou como resultado “evidências de que existe vontade política e pontos de coincidência que devem se aproveitar para não cair em um abismo de intolerância e confrontação”. De acordo com o grupo, foi a primeira vez, em mais de 15 anos, que governo e oposição sentaram-se em uma mesa de diálogo.

Edição:Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário