one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

China quer parceria geral com o Timor Leste

Criado em 08/04/14 08h54 e atualizado em 08/04/14 09h08
Por *Com informações da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A China quer estabelecer uma parceria geral com o Timor Leste, impulsionando o comércio e a cooperação bilaterais, disse hoje (8) o presidente chinês, Xi Jinping. O desejo foi manifestado durante encontro com o primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, que iniciou no domingo (6) visita oficial de uma semana à China.

"Boa vizinhança, amizade, confiança mútua, reciprocidade, respeito pela via de desenvolvimento escolhida pelo povo timorense, firme apoio comum aos interesses essenciais e as grandes preocupações de cada um serão as características da parceria", acrescentou o líder chinês, citado pela agência de notícias oficial Xinhua.

Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista Chinês, propôs "impulsionar a cooperação na construção de infraestrutura, comunicações, energia, agricultura e desenvolvimento de áreas econômicas especiais".

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

A agenda do primeiro-ministro timorense na China inclui a participação na conferência anual do Forum Boao, iniciada hoje na Ilha de Hainan, sob o tema Novo Futuro da Ásia: Identificando Novos Motores de Crescimento, que conta com a presença de chefes de governo de oito países.

Alem de Xanana Gusmão, estarão presentes os primeiros-ministros da Austrália, China, Coreia do Sul, do Cazaquistão, Laos, da Namíbia e do Paquistão.

Proposto no fim da década de 90 por vários estadistas asiáticos, o Forum Boao é "uma organização não governamental empenhada em promover e aprofundar o intercâmbio econômico, a coordenação e cooperação dentro da Ásia e entre a Ásia e outras partes do mundo".

Depois da conferência do Forum Boao, que vai até quinta-feira (10), Xanana Gusmão visitará as provincias chinesas de Fujian e de Hunan.

*Com informações da Agência Lusa

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário