one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Exército da Ucrânia retoma aeroporto em combate que fez ao menos 4 mortos

Criado em 15/04/14 18h11 e atualizado em 15/04/14 18h32
Por Da Agência Lusa Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Ao menos quatro pessoas morreram hoje durante combates entre as forças especiais ucranianas e as milícias pró-russas do aeroporto de Kramatorsk, na região de Donetsk (Leste da Ucrânia). Após a conclusão da operação, o presidente ucraniano interino, Olexandre Tourtchinov, anunciou que “forças especiais tinham libertado o aeroporto dos terroristas”.

Leia mais notícias no Portal EBC

ONU faz reunião de emergência para tratar de crise

“Sim, há mortos”, assegurou em declarações à agência ucraniana UNN um porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, que tinha anteriormente divulgado uma “operação especial” para libertar o local do controle dos grupos pró-russos. Entretanto, a comunicação social russa, que cita fontes das milícias pró-russas de Kramatorsk, informaram que os combates fizeram de quatro a 11 mortos entre os ativistas separatistas.

“Há quatro mortos e dois feridos entre as milícias [pró-russas]. Os combates terminaram. As milícias recuaram. A parte ucraniana assumiu o controle do aeroporto”, afirmou um porta-voz dos ativistas, citado pela agência russa estatal Ria Novosti.

O chefe da operação antiterrorista lançada no domingo pelas autoridades ucranianas, general Valeri Krutov, advertiu hoje as milícias pró-russas de que “não vão existir mais ultimatos” e que o Exército ucraniano “irá combater os invasores estrangeiros”.

Uma grande parte do Leste da Ucrânia, de maioria russófona, na fronteira com a Rússia, enfrenta há vários dias uma insurreição armada pró-russa. O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, afirmou hoje que a Ucrânia está à beira de uma guerra civil. “Serei breve: a Ucrânia está à beira da guerra civil, é assustador”, disse o primeiro-ministro e ex-presidente da Rússia, citado pelas agências russas.

Medvedev acrescentou ter esperança de que “as autoridades de fato’” da Ucrânia não permitam “esse tipo de terrível perturbação”. A Rússia não reconhece o governo de Kiev, apoiado pelos países ocidentais, que assumiu o poder durante a crise que levou à destituição do presidente ucraniano Viktor Ianukovitch, considerado pró-russo.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário