one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Guerrilheiros das Farc

Imagem:

Compartilhar:

Farc reafirmam interesse em formar partido político

Criado em 29/04/14 22h47 e atualizado em 29/04/14 23h09
Por Leandra Felipe Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) reiteraram hoje (29) que pretendem formar um partido político depois que for firmado o acordo de paz em negociação com o governo colombiano. O fim do conflito é negociado desde novembro de 2012.

Leia mais notícias

Em comunicado divulgado em Havana, Cuba, pela delegação de negociadores da guerrilha, o grupo afirmou que busca uma saída política para o conflito armado de meio século, e adiantou que, uma vez concluído o processo de paz, pretende participar do cenário político do país.

“Se agora estamos dialogando pela reconciliação é porque existe uma força clandestina e forte, que representa uma massa disposta a tomar, de uma vez por todas, a condução de seu destino”, diz o comunicado. As Farc também voltam a pedir uma Assembleia Nacional Constituinte, rejeitada várias vezes pelo governo, o que se constitue em um dos pontos conflituosos das negociações.

Em novembro do ano passado as Farc e o governo colombiano anunciaram que haviam chegado a um acordo parcial sobre o tema da participação política da guerrilha, após firmado um acordo de paz, mas na época não foram divulgados detalhes sobre uma eventual inserção política de ex-integrantes da guerrilha no sistema político do país.

A participação política das Farc é um dos temas mais polêmicos, que enfrenta rejeição de alguns setores da sociedade, especialmente entre setores ligados a partidos conservadores.

 

Editor:  Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário