one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes que apoiam o governo de Nicolás Maduro participaram de marcha no dia em que o país comemora o bicentenário da Batalha da Vitória

Imagem:

Compartilhar:

Governo e oposição condenam violencia em negociação na Venezuela, diz Figueiredo

Criado em 16/04/14 19h56 e atualizado em 16/04/14 20h19
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Após participar do segundo encontro entre o governo da Venezuela e representantes da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que agrupa os partidos da oposição, na capital venezuelana Caracas, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, se diz "muito satisfeito com a experiência do diálogo até agora". Um dos avanços citados é que tanto representantes do governo quanto da oposição declararam condenar a violência.

"Tanto representantes do governo quanto da oposição declararam à imprensa na saída da reunião a condenação total e completa à violência, venha de onde vier", disse Figueiredo. "Isso é uma questão importante, esse rechaço à violência e adesão inconstitucional ao marco constitucional e institucional da Venezuela". A crise pela qual atravessa o país dura cerca de dois meses, com manifestações violentas que levaram à morte de 40 pessoas, além de centenas de feridos.

Ambas as partes também se mostraram a favor do desarmamento. "O governo se disse absolutamente disposto ao desarmamento geral", disse, acrescentando "um desarmamento dos civis no sentindo em que apenas as forças da ordem e as Forças Armadas devem ter acesso a armamento. A ideia portanto é um esforço ao qual a oposição também deu mostras claras de que se unirá".

O desarmamento discutido, no entanto, não se referiu especificamente aos coletivos armados. "Segundo o governo há uma interpretação equivocada do que sejam esses coletivos", relatou o ministro.

Também foi apresentada na reunião uma proposta de anistia dos presos, que não foi aceita, mas, segundo o chanceler brasileiro, o governo se mostrou disposto a examinar caso a caso. "O governo se disse aberto a isso". Um dos pontos acordados na reunião foi a criação conjunta de uma Comissão da Verdade que investigará as denúncias de tortura e as várias situações de violência ocorridas no país.

Além disso, houve acordo quanto ao processo de designação dos novos representantes dos poderes públicos. Oposição e governo deverão chegar a um entendimento político para o preenchimento das vagas de órgãos públicos. Segundo Figueiredo, a constituição venezuelana determina que a aprovação dos nomes se dê por aprovação legislativa. "Para que haja a aprovação dos nomes, é preciso que haja uma maioria qualificada, maioria esta que nem governo, nem oposição têm", explicou.

Em relação à questão econômica, Figueiredo foi breve. "O que posso dizer sobre a questão econômica é reiterar o fato de que a oposição concordou em se juntar ao debate interno sobre isso, que já está em curso, e a enviar especialistas, economistas para que possam propor ao governo medidas concretas para lidar com essas questões. O governo foi extremamente receptivo a isso". A Venezuela registrou 56% de inflação em 2013 e mais de 20% de escassez de vários produtos.

Figueiredo, assim como os chanceleres da Colômbia e do Equador, participam como representantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e também estiveram presentes no primeiro encontro entre governo e oposição, no dia 10 de abril. O Vaticano também faz parte do grupo. A comissão foi criada em 12 de março, durante reunião extraordinária do Conselho de Ministras e Ministros das Relações Exteriores da Unasul, em Santiago, no Chile. A próxima reunião deve ocorrer na próxima semana, mas ainda não há data definida.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário