one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Incêndio em Valparaíso, no Chile

Imagem:

Compartilhar:

Incêndio no Chile continua fora de controle e país pede apoio à Argentina

Criado em 14/04/14 16h05 e atualizado em 14/04/14 16h15
Por Monica Yanakiew Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Chile pediu aeronaves à vizinha Argentina para combater o incêndio que, desde sábado (12), se alastra pela cidade portuária de Valparaíso - a 140 quilômetros da capital, Santiago. O fogo já queimou 850 hectares - cada hectare corresponde a um campo de futebol - e 2 mil casas, além de matar 12 pessoas e afetar outras 8 mil, que foram retiradas do local. A presidenta chilena, Michelle Bachelet, prometeu nesta segunda-feira (14) organizar “a maior operação aérea” para enfrentar “um incêndio de proporções jamais vistas”.

Esta é a segunda catástrofe que Michelle enfrenta, desde que assumiu o segundo mandato presidencial no último dia 11 de marco. O primeiro foi um forte terremoto, no norte do Chile, no último dia 1º de abril. Quando Bachelet estava por terminar seu primeiro mandato presidencial, em 2010, o país foi surpreendido por um dos piores terremotos da história recente, seguido por um tsunami.

Por causa do incêndio, Michelle cancelou o encontro com a presidenta argentina, Cristina Kirchner, em Buenos Aires, programada para amanhã (15). Essa seria sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu a presidência chilena. Além de ser sede do Congresso chileno, Valparaíso (que fica ao lado do balneário de Viña del Mar) é um dos maiores pontos turísticos do país: a cidade colonial foi declarada em 2003 Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Leia também outras notícias em Internacional 

O incêndio começou nos morros que rodeiam o porto e se alastrou rapidamente. Por causa do vento, que continua espalhando as chamas,  os cerca de 1.200 bombeiros ainda não tinham conseguido domar completamente o incêndio até esta tarde. O papa Francisco enviou uma carta de apoio aos moradores de Valparaíso, que hoje temiam os efeitos das nuvens tóxicas provocadas pelo fogo.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário