one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Noco papa da Igreja Católica, Francisco

Imagem:

Compartilhar:

Papa celebra missa em português em homenagem a José de Anchieta

Criado em 24/04/14 17h47 e atualizado em 24/04/14 18h01
Por Da Agência Lusa Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

O papa Francisco celebrou hoje (24), em português, a missa de ação de graças ao santo José de Anchieta, canonizado a 3 de abril, declarando que a causa da santidade do Apóstolo do Brasil foi “não temer a alegria”.

Leia mais notícias:

Roma prepara acolhida a peregrinos que assistirão à canonização de dois papas

O papa explicou que o santo, nascido em Tenerife, nas Canárias, foi um exemplo dessa alegria, fruto da “força de atração dos discípulos de Jesus”. Ele ressaltou que era isso precisamente que Anchieta ensinava, a “sua alegria”, que “para nós deve ser uma herança”.

A missa foi celebrada em Roma, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, um lugar simbólico, já que o espanhol Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa a que pertenciam Anchieta e o próprio papa.

Estiveram presentes na cerimónia fiéis, religiosos e autoridades, tanto da Espanha como do Brasil, entre os quais, o vice-presidente brasileiro, Michel Temer.

O próprio papa Francisco assinou o decreto para a canonização de Anchieta (1534-1597), graças à chamada “canonização equivalente”, que não necessita de milagres e é feita por reconhecimento do fervor popular.

José de Anchieta - que ainda muito novo foi estudar em Portugal e onde entrou para a Companhia de Jesus - é conhecido como o Apóstolo do Brasil, pelo seu trabalho evangelizador e humanitário, sobretudo com os índios, que protegia da violência e da escravidão. É venerado especialmente em São Paulo, a maior cidade brasileira, tendo sido um dos seus fundadores.

 

Editor: Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário