one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças em Porto Príncipe

Imagem:

Compartilhar:

Seca prolongada causa grave crise alimentar no Haiti, adverte ONU

Criado em 08/04/14 08h09 e atualizado em 08/04/14 08h40
Por Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto

A Organização das Nações Unidas e o Haiti expressaram hoje (8) preocupação com a seca prolongada que afeta grande parte do país e que provocou receio sobre uma eventual crise alimentar para a qual o governo não está preparado.

De acordo com a imprensa local, as autoridades estimam que pelo menos 600 mil pessoas estão malnutridas em todo o país, em particular no Noroeste, onde 43% dos lares são afetados por insegurança alimentar. "Apelamos para uma maior contribuição dos parceiros do Haiti, uma resposta duradoura à situação no Norte, no quadro da luta alimentar que continua a afetar 600 mil pessoas no país", disse o assessor do primeiro-ministro, Hébert Docteur, citado pela imprensa local.


Leia mais notícias no Portal EBC

O governo haitiano solicitou o auxílio do Programa Mundial de Alimentos (PMA) que, na semana passada, distribuiu 1.500 toneladas de produtos alimentícios a 164 mil pessoas em situação vulnerável, principalmente mulheres e crianças.

O coordenador residente humanitário da ONU e responsável adjunto da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, (Minustah), Peter de Clercq, considerou a situação "preocupante". Ele disse que é preciso assistência alimentar e nutricional urgente, além de um programa sustentável a longo prazo, para enfrentar a situação com êxito.

O Haiti é considerado o país mais pobre do Hemisfério Ocidental. A situação foi agravada depois do terremoto de janeiro de 2010, que atingiu Porto Princípe e outras áreas do país e causou 300 mil mortes, deixou cerca de 250 mil feridos e afetou 1,5 milhão de pessoas.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário