one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Secretário de Estado norte-americano John Kerry disse que a Russia enfrentará consequências adicionais se não reduzir as tensões com a Ucrânia e retirar as tropas da fronteira

Imagem:

Compartilhar:

Ucrânia propõe e separatistas rejeitam acordo de desocupação

Criado em 18/04/14 12h27 e atualizado em 18/04/14 12h38
Por Da Agência Brasil* Edição:Fernando Fraga

Menos de um dia depois que autoridades da Rússia, Ucrânia, dos Estados Unidos e da União Europeia propuseram um acordo para o desarmamento e a desocupação de prédios públicos no leste ucraniano, os separatistas pró-Rússia negaram aderir às negociações. A proposta anunciada quinta-feira (17) pretende reduzir o nível de tensão na antiga república soviética, e prevê anistia a quem desocupasse e se desarmasse.

"Aceitamos que os edifícios sejam desocupados, mas primeiro [o primeiro-ministro, Arseniy] Yatsenyuk e o [presidente em funções, Oleksandr] Turchynov devem sair dos edifícios que estão ocupando ilegalmente desde o golpe de Estado", declarou Denis Pushilin, porta-voz da autoproclamada República de Donetsk. Os rebeldes que apoiam a Rússia continuam nos edifícios públicos na zona sudeste da Ucrânia.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

Pushilin disse que os separatistas não foram consultados e que o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, "não assinou" em seu nome. De acordo com o separatista, os manifestantes que apoiam Moscou vão fazer pressão para que um referendo regional de soberania no leste da Ucrânia seja promovido em maio, e alertou: "Estamos à espera de uma escalada no conflito."

O acordo foi obtido nessa quinta-feira (17) em Genebra, na Suíça, entre o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Dechtchitsa, e a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton. As autoridades ucranianas, porém, expressaram certo ceticismo quanto ao acordo, já que o primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk afirmou "não ver esperanças" para que seja cumprido.

Após o anúncio do acordo dessa quinta, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que podem haver mais sanções à Rússia caso as milícias separatistas não sejam desarmadas. Os Estados Unidos, a UE e a Ucrânia acusam a Rússia de organizar os manifestantes em várias cidades do Leste da Ucrânia, o que é negado por Moscou.

*Com informações da Agência Lusa

 

Editor: Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário