one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Incêndio em Valparaíso, no Chile

Imagem:

Compartilhar:

Unesco oferece ajuda para restaurar bairro atingido por incêndio no Chile

Criado em 15/04/14 12h16 e atualizado em 15/04/14 12h22
Por Danilo Macedo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ofereceu hoje (15) ajuda ao governo do Chile para recuperar o bairro histórico de Valparaíso do impacto do incêndio que  atinge a cidade desde sábado e que levou à morte de pelo menos 15 pessoas e deixou 11 mil feridos, com 2.500 casas queimadas. O bairro histórico foi inscrito na lista de patrimônio mundial da Unesco em 2003.

“A Unesco está disposta a ajudar o Chile a mitigar o impacto potencial do incêndio no bairro histórico da cidade portuária de Valparaíso e fazer os trabalhos de restauração necessários”, disse a diretora-geral da organização, Irina Bokova, ao lamentar a trágica perda de vidas no incidente. “Estamos dispostos a fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para preservar este lugar lindo e dinâmico, eco de um importante período da história do Chile e de seu desenvolvimento econômico e cultural no século 19”.

Segundo Irina Bokova, o escritório da organização em Santiago tem colaborado estreitamente com as autoridades chilenas para monitorar a situação em Valparaíso. Ela também prometeu apoio da Unesco às fábricas de nitrato de Humberstone e Santa Laura, declaradas patrimônio mundial em 2005, que ficam a 45 quilômetros da cidade de Iquique, atingida por um forte terremoto no início do mês.

Este é o maior incêndio registrado na história de Valparaíso. Para controlar as chamas, trabalham na operação 1.300 bombeiros, brigadas da Corporação Nacional Florestal (Conaf), 27 helicópteros, incluindo seis enviados pela Argentina, e 3 mil policiais.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário