one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sudão do Sul conseguiu sua independência do Sudão há cerca de um ano depois de décadas de conflito

Imagem:

Compartilhar:

Washington e Paris defendem sanções contra o Sudão do Sul

Criado em 24/04/14 07h43 e atualizado em 24/04/14 08h35
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Sul-sudaneses celebram independência do país
Sudão do Sul conseguiu sua independência do Sudão há cerca de um ano depois de décadas de conflito (Paul Banks/UN Photo)

Os Estados Unidos e a França apelaram, nessa quarta-feira (23), ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para que considere a aplicação de sanções contra os responsáveis pelas atrocidades cometidas no Sudão do Sul, informaram diplomatas.

Leia também no Portal EBC: 

Forte tremor de terra atinge Vancouver, no Canadá

ONU: acesso à ajuda humanitária na Síria não apresenta melhorias

“Queremos que o conselho considere um regime de sanções”, declarou a embaixadora norte-americana, Samantha Power, citada por diplomatas, durante sessão de consulta entre representantes dos 15 membros do Conselho de Segurança. O embaixador francês, Gérard Araud, manifestou “pleno apoio” à proposta norte-americana durante o encontro.

Segundo a ONU, tropas ligadas ao antigo vice-presidente sul-sudanês Riek Machar, que lutam desde meados de dezembro contra o exército governamental, massacraram este mês centenas de civis por motivos étnicos na localidade de Bentiu. Antes de entrar para a reunião, o diplomata francês tinha declarado aos jornalistas que Paris é a favor da aplicação de sanções e que apoiaria Washington caso a medida fosse proposta.

“Nós devemos considerar decisões, poderão ser sanções”, disse ele, lembrando que “as atrocidades são cometidas pelas duas partes” do conflito no Sudão do Sul. O Conselho de Segurança da ONU não anunciou qualquer decisão imediata a esse respeito.

A embaixadora da Nigéria, Joy Ogwu, que assume a presidência rotativa do conselho, destacou, no âmbito das consultas, que o órgão “está unido e determinado a fazer com que [esses crimes] não voltem a se repetir”. A maioria dos países-membros apoiou o “envio de mensagem clara” às partes, acrescentou, sem se referir à eventual aplicação de sanções.

A diplomata qualificou de “intoleráveis” os ataques contra bases da ONU, onde se encontram refugiados milhares de civis, como os que ocorreram em Bor, na quinta-feira passada (17). O chefe das Operações de Manutenção de Paz da ONU, Hervé Ladsous, acusou as duas partes do conflito de “não estarem prontas para cessar as hostilidades”, apesar do acordo de cessar-fogo que continua a ser ignorado.

Em dezembro, o Conselho de Segurança da ONU concordou em quase duplicar a força de paz no Sudão do Sul, mas foram poucos os soldados que chegaram ao país. “Talvez tenhamos de encarar o fato de que não podemos cooperar mais com esse governo (…). Precisamos de uma introspeção sobre o que a ONU deve fazer no Sudão do Sul”, disse o diplomata francês.


*Com informações da Agência Lusa

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário