one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Colômbia terá segundo turno entre Zuluaga e Santos

Imagem:

Compartilhar:

Colômbia: apoio da esquerda poderá decidir segundo turno

Criado em 26/05/14 06h07 e atualizado em 26/05/14 07h30
Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Embora o candidato Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, e o presidente Juan Manuel Santos, candidato à reeleição, sejam considerados representantes da direita, a esquerda colombiana poderá definir o cenário no segundo turno, previsto para o próximo dia 15 de junho. Analistas consultados pela Agência Brasil mostraram que o apoio da esquerda será decisivo para que Santos consiga ser reeleito. A manutenção da agenda do processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (Farc) e o governo terá um peso importante na decisão a ser tomada pelos partidos de esquerda

Juntos, os candidatos de esquerda, Clara López, do Polo Democrático Alternativo, e Enrique Peñalosa, da Aliança Verde, conseguiram 23,51% dos votos. A candidata Marta Ramírez, terceira colocada, obteve 15,52%.

As definições dos partidos e coalizões derrotados deverão ser anunciadas hoje (26) ou amanhã, mas a cúpula política de Santos já trabalha para conseguir o apoio de Clara López e Peñalosa.

A expectativa no país é de que os votos de Marta Ramírez sejam transferidos para Zuluaga e  de que as duas forças mais à esquerda se unam em torno da candidatura de Santos. “A esquerda se uniria a Santos, primeiro para derrotar Zuluaga e a força que está por trás dele: Álvaro Uribe [ex-presidente e senador eleito]”, disse Jorge Restrepo, cientista político do Centro de Recursos para Análise do Conflito, “Ontem, Zuluaga disse que quer a paz, mas estabeleceu muitas condições e fez críticas pesadas às Farc", acrescentou.

Leia também outras notícias em Internacional 

Embora o processo de paz tenha sido o principal eixo de sustentação da campanha de Santos, alguns analistas mostram outras diferenças entre ele e Zuluaga que poderiam “convencer” a esquerda. O economista Carlos Martínez comentou que ainda que os dois candidatos defendam o mesmo modelo econômico de crescimento, eles têm diferenças no viés de pensamento no campo social. “Santos cometeu erros. Fez muitas promessas de melhoria social e isso não ocorreu na proporção necessária. Mas ele sabe que não há como fazer um governo sem inclusão social na Colômbia e sem políticas de transferência de renda”, disse Martínez.

Apesar de ser considerado de direita, pelas alianças que fez, Santos gosta de ser chamado de "centro-direita" e  é partidário da terceira via, corrente social democrata do liberalismo que tenta conciliar uma política econômica liberal com uma política social progressista. No campo econômico, defende o livre mercado, e no campo social, a distribuição de renda. Em várias ocasiões, referiu-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um modelo importante na América Latina e ao Programa Fome Zero como um projeto inspirador.

Juan Manuel Santos é economista. Participou de quatro governos de diferentes partidos. Foi ministro da Defesa do ex-presidente Álvaro Uribe e, com o seu apoio, chegou ao poder em 2010. Rompeu relações com Uribe, após divergências na condução da política de guerra e depois com a implantação do processo de paz com as Farc.

Óscar Zuluaga também é economista, foi prefeito da Cidade de Pensilvânia, departamento de Caldas, região cafeeira, e depois ministro da Fazenda durante o governo de Álvaro Uribe.

Outra diferença entre os dois candidatos é o reconhecimento dos direitos das minorias e a abordagem sobre o tema das drogas. Santos é favorável ao casamento gay. No ultimo debate, Zuluaga disse que só “homens e mulheres podem se casar”.

O atual presidente também defende um debate global sobre a descriminalização das drogas. Em algumas ocasiões, defendeu abertamente a despenalização do consumo de maconha. O oposicionista é contra propostas nesse sentido.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário