one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Juan Carlos Varela, apontado como novo presidente do Panamá

Imagem:

Compartilhar:

Opositor de direita vence eleições presidenciais no Panamá

Criado em 05/05/14 05h54 e atualizado em 05/05/14 07h43
Por Leandra Felipe Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Juan Carlos Varela, apontado como novo presidente do Panamá
Juan Carlos Varela  tem 50 anos, é empresário e foi vice-presidente no governo de Ricardo Martinelli (OEA - OAS/Creative Commons)

O Tribunal Eleitoral do Panamá informou, na noite desse domingo (4), que o candidato opositor Juan Carlos Varela, do Partido Panamenhista (direita) será eleito presidente do país. "Temos mais de 60% dos votos apurados e os magistrados consideram que essa tendência [vitória de Varela] é irreversível", disse o presidente do tribunal, Erasmo Pinilla.

Confira mais notícias internacionais no Portal EBC

De acordo com o último balanço oficial, Varela conquistou 39% dos votos, sete pontos percentuais à frente do candidato José Domingo Arias, apoiado pelo presidente Ricardo Martinelli.

Juan Carlos Varela  tem 50 anos, é empresário e foi vice-presidente no governo de Ricardo Martinelli (atual presidente). Após romper relações com o presidente, tornou-se forte opositor.

Em 2009, quando Martinelli foi eleito, Varela já tinha a intenção de concorrer à Presidência, mas integrou-se à campanha do atual presidente como vice, em troca de receber apoio para estas eleições. Entretanto, Martinelli resolveu lançar Domingo Arias, que ocupou cargos em ministérios da atual gestão.

O presidente eleito é declaradamente admirador do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, católico fervoroso e de acordo com a imprensa local, é um colaborador da Opus Dei (instituição hierárquica da Igreja Católica).

Durante a campanha, evitou criticar outros opositores, a maioria de esquerda, e concentrou os ataques ao governo Martinelli.  Nas primeiras declarações, após ser informado do resultado, Varela disse que convocará o "diálogo e a unidade nacional".

Em sua proposta de governo, prometeu controlar os preços de 22 produtos da cesta básica para baixar a inflação (de 4% em 2013), fazer obras de saneamento básico e investir na educação bilingue (espanhol e inglês), com 50 novas escolas, além de obras de infraestrutura.

As eleições também definiram 77 novos prefeitos e 71 parlamentares. Para analistas, o presidente eleito terá dois desafios principais: o crescimento econômico e a luta pela desigualdade social.

A missão observadora da Organização dos Estados Americanos (OEA) havia pedido "tolerância" aos partidos políticos que disputaram as eleições, mas avaliou que o processo ocorreu com tranquilidade e sem incidentes relevantes.

Editora - Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário