one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O sargento Robert Bergdahl foi capturado em 30 de junho de 2009 no Afeganistão pelos talibãs, que difundiram vários vídeos como prova de vida.

Imagem:

Compartilhar:

Soldado norte-americano raptado há cinco anos no Afeganistão é libertado

Criado em 31/05/14 17h43 e atualizado em 31/05/14 18h05
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Os Estados Unidos anunciaram hoje (31) a libertação de um soldado norte-americano sequestrado no Afeganistão há quase cinco anos, e a transferência de cinco presos de Guantanamo para o Qatar, intermediário na negociação.

"O povo norte-americano está feliz por, em breve, poder receber em casa o sargento Bowe Bergdahl, sequestrado há quase cinco anos no Afeganistão", disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um comunicado.

Leia mais notícias internacionais

Alguns minutos depois, o secretário da Defesa norte-americano, Chuck Hagel, declarou que cinco presos da Base Militar de Guantánamo, em Cuba, iam ser libertados e transferidos para o Qatar.

Em comunicado, Hagel indicou "ter informado o Congresso da decisão de transferir cinco detidos de Guantánamo para o Qatar", sem relacionar explicitamente a libertação e a transferência anunciadas quase simultaneamente.

"Agradeço ao emir do Qatar por ter ajudado a garantir o regresso do nosso soldado. O empenho pessoal do emir é uma prova da parceria entre os nossos dois países", destacou Obama, que agradeceu também a ajuda do governo do Afeganistão na libertação do soldado norte-americano.

Os Estados Unidos prometeram na terça-feira (27) manter 9,8 mil soldados no Afeganistão depois de 2014, em vez dos atuais 32 mil, que vão deixar progressivamente o país até final de 2016, na condição de o futuro presidente afegão assinar o tratado bilateral de segurança.

O sargento Bergdahl foi capturado em 30 de junho de 2009 no Afeganistão pelos talibãs, que difundiram vários vídeos como prova de vida.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário