one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Laurent Gbagbo

Imagem:

Compartilhar:

Ex-presidente da Costa do Marfim será julgado por crimes contra a humanidade

Criado em 12/06/14 16h09 e atualizado em 12/06/14 16h30
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia, na Holanda, anunciou hoje (11) que irá julgar o ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo por crimes contra a humanidade.

Leia mais notícias no Portal EBC

Ele será o primeiro ex-chefe de Estado julgado pelo tribunal, sob a acusação de perguição política, que teria resultado na morte de mais de 3 mil pessoas. Os crimes teriam ocorrido durante o impasse eleitoral pelo comando do país, entre 2010-2011.

Em 2011, após uma eleição ganha pelo seu rival, Alassane Ouattara, atual presidente da Costa do Marfim, Gbagbo pediu uma recontagem dos votos devido a uma possível fraude em nove estados, conseguindo virar o resultado a seu favor. O fato gerou a uma onda de violência no país.

O Tribunal Penal Internacional decidiu julgar o ex-presidente após analisar declarações de 108 testemunhas, 22 mil páginas de documentos, além de provas em áudio e vídeo.

Gbagbo afirma que foi retirado do poder em função a uma conspiração liderada pela França, país que colonizou a Costa do Marfim. Ele nega as acusações que o apontam como principal responsável pela onda de violência, após a sua recusa em abandonar a presidência, na qual permaneceu 10 anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário