one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon

Imagem:

Compartilhar:

Iraque é tema de reunião do Conselho de Segurança da ONU

Criado em 12/06/14 07h37 e atualizado em 12/06/14 07h56
Por Da Agência Lusa

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) reúne-se hoje (12) para discutir a situação no Iraque. Há crescente alarme entre a comunidade internacional desencadeado pela ofensiva-relâmpago lançada por grupos jihadistas que se aproximam da capital, Bagdá.

A sessão de consultas a porta fechada vai incluir uma apresentação por vídeo do enviado especial da ONU ao Iraque, Nickolay Mladenov, de acordo com diplomatas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou, durante a madrugada de hoje, um apelo à comunidade internacional para que se una em favor do Iraque, que enfrenta uma ofensiva radical islâmica nos arredores da capital.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

Ban Ki-moon “condena com veemência o recrudescimento da violência no Iraque [que deriva] de grupos terroristas, como o Estado Islâmico e o Levante (EIIL), que tomaram o controle de Mossul, Tuz, Khurmatu, Baiji e Tikrit", indicou o seu porta-voz em comunicado.

Desde que o EIIL iniciou a ofensiva a Mossul – a segunda maior cidade do Iraque, com 2 milhões de pessoas – na segunda-feira passada (9), os rebeldes tomaram o poder em várias áreas do Norte e do Centro do país, forçando meio milhão de pessoas a abandonar suas casas.

A rapidez com que o EIIL e os seus aliados avançaram após a tomada de Mossul, concretizada na terça-feira, fez soar o alarme nas capitais ocidentais.

De acordo com as Nações Unidas, há mais de 2.500 famílias deslocadas em Mossul, a maioria abrigada em escolas e mesquitas, sendo que, segundo as estimativas, cerca de 100 mil entraram em Arbil, capital da região autônoma curda no Norte do Iraque.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário