one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Iraque fornecerá armas a cidadãos que se ofereçam para combater rebeldes

Criado em 10/06/14 10h51 e atualizado em 10/06/14 11h02
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O governo iraquiano fornecerá armas e equipamento aos cidadãos que se ofereçam para combater militantes jihadistas, anunciou hoje (10) o primeiro-ministro, Nuri Al Maliki, depois de os rebeldes controlarem toda a província de Ninive.

Em uma declaração na televisão oficial iraquiana, Maliki disse que o Executivo "criou um gabinete especial de crise para acompanhar o processo de voluntários, de equipamento e de armamento”.

O premiê pediu também ao parlamento que seja decretado estado de emergência no país devido aos avanços do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em regiões do país. Em uma declaração à nação, o primeiro-ministro afirmou que “a gravidade da situação requer a adoção de medidas necessárias e urgentes”.

Leia também:

Violência no Iraque matou 750 pessoas em abril

O chefe do governo admitiu que o grupo jihadista "se apropriou de instalações vitais", especialmente na província de Ninive e na sua capital, Mossul, no Norte do Iraque.

"Mobilizaremos todos os nossos recursos financeiros, políticos e populares para recuperar as zonas que os terroristas controlaram", disse Maliki, instando as tribos do país a pegar em armas para lutar contra o EIIL.

O primeiro-ministro apelou também à comunidade internacional, especialmente às Nações Unidas (ONU), à Liga Árabe e à União Europeia a assumirem as suas responsabilidades, recordando que "todo o mundo sofrerá se o terrorismo se estender".

Na última semana, o EIIL atacou as forças iraquianas e a população civil em várias partes do país. Nesta terça-feira, centenas de rebeldes assumiram o controle da província de Ninive, no Norte, em um golpe inédito, que reflete a incapacidade do atual governo em travar as investidas dos rebeldes e de evitar que o caos se instale no Iraque.

O presidente do Parlamento, Ossama Al Nojaïfi, confirmou em coletiva de imprensa, a tomada dessa província petrolífera e alertou que os rebeldes se dirigem à província vizinha de Salaheddine, mais ao Sul, a invadir. O primeiro-ministro e chefe do exército Nouri Al Maliki,  é o xiita, que os rebeldes sunitas acusam de ser um "ditador".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário